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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1539
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação em saúde em grupo multiprofissional no pré-natal sob a perspectiva de gestantes e profissionais |
Autor(es): | Jaime, Adriana Franco de Carvalho Curado |
Primeiro Orientador: | Arrais, Alessandra da Rocha |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bermudez, Ximena Pamela Diaz |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Giselle de Fátima |
Resumo: | Introdução: Apesar da educação em saúde ser uma prática muito utilizada em grupos por profissionais de saúde, ainda se observa uma baixa adesão em grupos multiprofissionais para gestantes no pré-natal. Objetivo: Descrever e compreender a prática de educação em saúde nos grupos de pré-natal multiprofissional na perspectiva das gestantes e dos profissionais que realizam este trabalho. Método: Optou-se pela pesquisa qualitativa para estudar dezoito gestantes que realizavam o pré-natal em um centro de saúde em Brasília-Distrito Federal. Treze delas não aderiram ao grupo multiprofissional e seis aderiram; Aplicou-se um questionário para as 18 gestantes do pré-natal e cinco delas também responderam a uma entrevista semi-estruturada. Seis profissionais de saúde que fazem parte da equipe do pré-natal multiprofissional também participaram da pesquisa e responderam a uma entrevista e ao instrumento de completamento de frases. Foi realizada análise de conteúdo para tratar os dados. Resultados: Foram construídas 4 categorias para as gestantes: “Se ela quer passar uma experiência boa com o filho; Eu participaria, se houvesse tempo; Faria uma força maior né, pra participar; Vai trazer mais conforto, mais informação, mais saúde também”. Alguns fatores foram citados pelas gestantes como determinantes para adesão: interesse pessoal; esclarecimentos das dúvidas; adequação das consultas médicas com o grupo; datas e horários compatíveis; estímulo à participação de um acompanhante; referenciar o local do parto; divulgação pela equipe de saúde, convite e distribuição de panfletos ou cartazes. Na análise dos profissionais, construiu-se 7 categorias: “Empoderar a gestante daquilo que é delas; Maternidade é um momento importante para a mulher e para o serviço de saúde; Mais uma atividade que ela tem que fazer; A maioria delas tem problema com o parceiro; Tem que ter essa flexibilidade, tem que estar aberto ao diálogo, tem que valorizar o conhecimento das pessoas; Como que mede isso né?; Eu acho que é uma luta do profissional”. Conclusão: Medir a adesão ao grupo é um dos pontos importantes para verificação de sua eficácia, no entanto, se deve atentar previamente à constituição de um grupo: mapeamento prévio à implantação do serviço; constituição e capacitação da equipe ultiprofissional lotada; sensibilização das outras equipes e profissionais presentes no local que será realizado o grupo; valorização do grupo multiprofissional como uma ação necessária e parte integrante da Política Pública da Mulher presente do Programa Rede Cegonha. |
Abstract: | Introduction: Despite the health education be a widely used practice in groups by health professionals, still noted a low membership in multiprofiessional groups for pregnant women in prenatal care. Objective: Describe and understand the practice of health education in prenatal multidisciplinary groups of pregnant women and of the professionals who do this work. Method: We opted for the qualitative research to study eighteen pregnant women who performed the prenatal care at a health centre in Brasília-Federal District. Thirteen of them didn’t joined the multiprofessional group and six joined; A questionnaire was applied to the 18 pregnant women of prenatal care and five of them also responded to a semi-structured interview. Six health professionals who are part of the multidisciplinary team of prenatal also participated in the research and responded to an interview and the instrument of completion of sentences. Content analysis was performed to treat the data. Results: Were constructed 4 categories to the pregnant women: “If she wants to spend a good experience with the child; I would, if there was time; I would do a larger force to participate; Will bring more comfort, more information, more health, too”. Some factors were cited by pregnant women as determinants for accession: personal interest; clarification of questions; adequacy of medical consultations with the group; dates and times compatible; stimulating participation of an escort; referencing the location of childbirth; disclosure by health team, invitation and distributing flyers or posters. In the professional analyses, 7 categories were built: “Empower pregnant women by something that it themselves; Motherhood is an important moment for the woman and for the health service; Another activity that she has to do; Most of them have a problem with the partner; You must to have this flexibility, you have to be open to dialogue, it has to enhance the knowledge of the people; How to measure that huh?; I think it's a professional fight”. Conclusion: Measure the membership of the group is one of the important points for your verification effectiveness, however, is trying to advance the establishment of a group: prior mapping to the deployment of service; and training constitution multiprofessional team; awareness of other teams and professionals present on the site that will be held the multiprofessional group valuation group; as an action necessary and an integral part of women's public policy presents in Rede Cegonha program. |
Palavras-chave: | Educação em saúde Pré-natal Adesão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Departamento: | Gerência do Curso de Mestrado e Doutorado |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde |
Citação: | JAIME, A. F. C. C. Educação em saúde em grupo multiprofissional no pré-natal sob a perspectiva de gestantes e profissionais. 2017. 112 p. Dissertação (Mestrado - apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde), Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1539 |
Data do documento: | 28-jul-2017 |
Aparece nas coleções: | Programa Ciências para a Saúde (MPCS) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Adriana_Franco_de_Carvalho_Curado_Jaime.pdf Restricted Access | DISSERT_MPCS_educacaoemsaude_adrianajaime | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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