Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1541
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Efeitos da educação alimentar e nutricional sobre o comportamento alimentar e a qualidade da dieta de indivíduos idosos: um ensaio clínico aberto
metadata.dc.creator: Luz, Cássia Regina de Aguiar Nery
metadata.dc.contributor.advisor1: Salomon, Ana Lúcia Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Arrais, Alessandra da Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Recine, Elisabetta
metadata.dc.description.resumo: Introdução: Um envelhecimento saudável depende de bons hábitos alimentares, especialmente do consumo adequado de frutas, verduras e legumes. Há um distanciamento entre o hábito alimentar adotado pela população idosa e as recomendações alimentares para promoção da saúde. A Educação Alimentar e Nutricional configura-se como ferramenta fundamental para promoção da alimentação saudável. E para o sucesso das ações educativas em nutrição sugere-se a aplicação de técnicas educativas adequadas para que haja efetivas mudanças do comportamento alimentar. Nesse sentido destaca-se o Modelo Transteórico. Objetivo: Investigar os efeitos de uma intervenção de Educação Alimentar e Nutricional baseada no Modelo Transteórico avaliando diferenças na qualidade da dieta, no comportamento alimentar e no perfil nutricional e sociodemográfico, que determinam a adequação ou não do consumo de frutas, verduras e legumes entre indivíduos idosos. Métodos: Trata-se de ensaio clínico aberto com uma amostra aleatória simples de idosos a partir de um banco de dados de pacientes atendidos em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal. Avaliou-se a qualidade da dieta por meio de três Recordatórios Alimentares de 24h pré e pós internveção e do Índice de Qualidade da Dieta Revisado. Verificou-se o comportamento alimentar por meio dos quatro componentes do Modelo Transteórico para o consumo de frutas, verduras e legumes (estágios de mudança, estratégias de mudança, equilíbrio de decisões e autoeficácia). Resultados: Entrevistaram-se 91 indivíduos idosos. Para a intervenção foram selecionados idosos classificados nos estágios de pré-ação do comportamento alimentar. Na linha de base a maioria (76,9%) encontrava-se nos estágios de pré-ação para a mudança do comportamento. Na comparação entre os grupos pré-ação e ação, observaram-se diferenças significativas com relação às porções de frutas, verduras e legumes consumidas, ao escore do Índice de Qualidade da Dieta Revisado, ao escore das estratégias de mudança e ao escore da autoeficácia. Após intervenção, para o grupo pré-ação, houve melhora estatisticamente significativa da qualidade da dieta e do comportamento alimentar para o consumo de frutas, verduras e legumes. Conclusão: Idosos que adotam hábitos alimentares mais saudáveis, especialmente relacionados ao consumo de frutas, verduras e legumes, possuem comportamentos diferentes daqueles com qualidade da dieta inferior. Sugere-se que ações que pretendam melhorar o hábito alimentar atuem também sobre o comportamento alimentar a fim de otimizar o alcance na prática do que se pretendem na teoria. Como as modificações nos hábitos alimentares de idosos são difíceis, considera-se que a intervenção desta pesquisa, baseada no Modelo Transteórico, configura-se como uma possibilidade efetiva de ação educativa em nutrição.
Abstract: Introduction: A healthy aging depends on good eating habits, especially the proper consumption of fruits and vegetables. There is a distancing between the food habits adopted by the aged population and food recommendations for health promotion. Food and Nutrition Education is a fundamental tool to promote healthy eating. And for the success of educational actions in nutrition, we suggest the application of appropriate educational techniques for effective changes in feeding behavior. In this sense, the Transtheoric Model stands out. Objective: To investigate the effects of a Food and Nutrition Education intervention based on the Transtheoric Model, evaluating differences in diet quality, feeding behavior and nutritional and sociodemographic profile, which determine the adequacy or otherwise of the consumption of fruits and vegetables among elderly individuals. Methods: This is an open clinical trial with a simple random sample of elderly patients from a database of patients attended at a Basic Health Unit of the Federal District, Brazil. The quality of the diet was evaluated through three 24-hour Pre and Post Food Recalls and the Revised Diet Quality Index. Feeding behavior was verified through the four components of the Transtheoric Model for the consumption of fruits and vegetables (stages of change, strategies of change, decisional balance and self-efficacy). Results: 91 elderly subjects were interviewed. For the intervention were selected elderly classified in the pre-action stages of feedingd behavior. At the baseline, the majority (76.9%) were in the pre-action stages for behavior change. In the comparison between the pre-action and action groups, there were significant differences in relation to the portions of fruits and vegetables consumed, the Revised Diet Quality Index score, the change strategies score and the self-efficacy score. After intervention, for the pre-action group, there was a statistically significant improvement in the quality of diet and food behavior for the consumption of fruits and vegetables. Conclusion: Elderly people who adopt healthier eating habits, especially related to the consumption of fruits and vegetables, have behaviors different from those with lower quality of diet. It is suggested that actions that intend to improve the alimentary habit also act on the feeding behavior in order to optimize the practical reach of what is intended in theory. Since the changes in the eating habits of the elderly are difficult, it is considered that the intervention of this research, based on the Transtheoric Model, is an effective possibility of educational action in nutrition.
Keywords: Dieta
Comportamento alimentar
Nutrição do idoso
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
metadata.dc.publisher.department: Gerência do Curso de Mestrado e Doutorado
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde
Citation: LUZ, C. R. A.N. Efeitos da educação alimentar e nutricional sobre o comportamento alimentar e a qualidade da dieta de indivíduos idosos: um ensaio clínico aberto. 2017. 160 p. Dissertação (Mestrado - apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde), Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
URI: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1541
Issue Date: 6-Apr-2017
Appears in Collections:Programa Ciências para a Saúde (MPCS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cassia_Regina_de_Aguiar_Nery_Luz.pdf
  Restricted Access
DISSERT_MPCS_efeitosdaeducacaoalimentar_cassialuz4,37 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.