Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1563
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Laboratório sensorial como estratégia educacional para o desenvolvimento de percepções nos estudantes do curso de formaçãod e técnicos em saúde bucal |
metadata.dc.creator: | Montandon, Fabiana Maria Rocha, Gislaine Ribeiro de Oliveira Margon da Loivos, Luiz Guilherme Moura, Ana Socorro |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho relata a experiência da utilização de um laboratório de sensibilização com os estudantes do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB) como mediador da organização do processo de trabalho em saúde bucal. Durante a prática, foi realizada uma simulação de deficiências auditiva, visual, física, sensorial com o objetivo de estimular o desenvolvimento de um olhar humanizado e empático com os pacientes assistidos pela especialidade de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE). Método: foram utilizadas faixas de ataduras e estímulos sonoros afim de simular deficiências fisicas e sensioriais. Essa experiência mostrou-se efetiva no sentido de proporcionar o entendimento das barreiras que podem obstruir a participação plena e efetiva da pessoa com deficiência na sociedade, bem como a percepção da necessidade de melhoria do acolhimento e atendimento deste paciente. |
Abstract: | Abstract: This paper reports the experience of using a sensitization laboratory with students of the Technical Course in Oral Health (TSB) at the Technical School of Health of Brasília (ETESB) as a mediator in the organization of the work process in oral health. During practice, a simulation of hearing, visual, physical and sensory impairments was carried out in order to encourage the development of a humanized and empathetic look with patients assisted by the specialty of Dentistry for Patients with Special Needs (OPNE). Method: Bandage bands and sound stimuli were used in order to simulate physical and sensory deficiencies. This experience proved to be effective in providing an understanding of the barriers that can obstruct the full and effective participation of people with disabilities in society, as well as the perception of the need to improve the reception and care of this patient. |
Keywords: | Acolhimento Odontologia para pacientes com necessidades especiais Metodologias ativas Laboratório sensorial |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal |
metadata.dc.publisher.initials: | SEEDF |
Citation: | MONTANDON, F. M. Laboratório sensorial como estratégia educacional para o desenvolvimento de percepções nos estudantes do curso de formação de técnicos em saúde bucal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v.7, n.4, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/953. Acesso em: 01 out. 2025. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1563 |
Issue Date: | 4-Dec-2020 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
953-Texto do Trabalho-4392-2-10-20201210.pdf | ARTIGOS_laboratoriosensorial_fabianamaria | 636,46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.