Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1573
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: A pesquisa como alicerce na formação técnica em saúde
metadata.dc.creator: Carneiro, Ana Maria de Oliveira
Cardoso, Benhur Machado
Miranda, Maria Aureni de Lavor
Moura, Ana Socorro
Sant'Ana, Geisa
Moura, Ludmila Caetano de
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Ao longo da trajetória escolar ela se faz necessária visto que privilegia a produção da autonomia do estudante e oferece espaço para a produção do conhecimento. Este estudo tem por objetivo discorrer acerca do emprego da pesquisa como eixo condutor do processo de ensino e aprendizagem sobre o câncer de boca, descrevendo as estratégias didáticas utilizadas no curso de formação de Técnico em Saúde Bucal. Trata-se de relato de experiência de professores da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), na aplicação de duas estratégias pedagógicas ativas: grupo de estudo para iniciação à pesquisa científica e produção de vídeos educativos. A pesquisa e a construção do conhecimento contribuem para um espaço escolar mais dinâmico. A necessidade de práticas pedagógicas que qualifiquem o processo educativo traz reflexões e inquietações sobre o que é possível oferecer ao estudante, além de aulas prontas e conteúdos fechados sobre temas que abarcam a dinamicidade da saúde e a complexidade da vida. Formar estudantes capazes de buscar conhecimentos e de saber aplicá-los é investir numa proposta que favorece a autonomia e que traz tranquilidade de “dever cumprido‟, até que outro desafio apareça.
Abstract: Abstract: Research plays a fundamental role in the teaching and learning process. Throughout the school trajectory, it is necessary as it privileges the production of student autonomy and offers space for the production of knowledge. This study aims to discuss the use of research as a driving force in the teaching and learning process about oral cancer, describing the didactic strategies used in the Oral Health Technician training course. This is an experience report of teachers from the Technical School of Health of Brasília (ETESB), in the application of two active pedagogical strategies: study group for initiation to scientific research and production of educational videos. Research and knowledge construction contribute to a more dynamic school space. The need for pedagogical practices that qualify the educational process brings reflections and concerns about what it is possible to offer the student, in addition to ready-made classes and closed content on topics that encompass the dynamics of health and the complexity of life. To train students capable of seeking knowledge and knowing how to apply it is to invest in a proposal that favors autonomy and brings tranquility of “duty accomplished‟, until another challenge appears.
Keywords: Saúde bucal
Aprendizagem ativa
Educação profissionalizante
Aprendizagem contextualizada
Atividades de pesquisa
Vídeo e filme educacional
Escola Técnica de Saúde de Brasília - ETESB
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
metadata.dc.publisher.initials: SEEDF
Citation: CARNEIRO, A. M. O. A pesquisa como alicerce na formação técnica em saúde. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v.7, n.4, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/986. Acesso em: 03 out. 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1573
Issue Date: 4-Dec-2020
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
986-Texto do Trabalho-4402-1-10-20201204.pdfARTIGO_apesquisacomoalicerce_anamariacarneiro200,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.