Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/435
metadata.dc.type: | Módulo |
Title: | Concepção e formação do ser humano: módulo 102 |
Other Titles: | Módulo 102: concepção e formação do ser humano |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | Porque iniciar um curso de medicina com o estudo da concepção e formação do ser humano? O modelo adotado na ESCS para construção da grade curricular segue a lógica do ciclo da vida, que se inicia na concepção. O assunto é amplo, interessante, recheado de aspectos ético, filosófico e alvo de avanço técnico muito intenso. Importantes questões ligadas à procriação permanecem refletidas na busca crescente de técnicas avançadas de reprodução assistida. A concepção é fundamental, como requisito à perpetuação da espécie humana, garantida como componente do direito individual, mas é influenciada pela crescente pressão sobre os desequilíbrios ecológicos e econômicos, gerados pela superpopulação, especialmente em países pobres. A pluripotencialidade para organogênese, característica de células tronco forneceu um novo alento à questão do tratamento de doenças até então incuráveis, como a paralisia. O sequenciamento completo do genoma da espécie humana abriu perspectivas até poucos anos inimagináveis para a compreensão do controle do desenvolvimento embrionário. O Módulo Temático Concepção e Formação do Ser Humano traz como proposta conduzir o estudante ao raciocínio sobre o início do ciclo da vida, levando em consideração os aspectos psicossociais, as ações de saúde preventiva e aspectos bioéticos. Os assuntos serão abordados através dos grupos tutoriais, conferências e atividades práticas explicitados neste manual, visando dar base para aplicação dos diversos módulos temáticos que se seguirão e durante todo o curso de medicina. O manual traz o conteúdo e os objetivos a serem alcançados e detalhes sobre o processo de construção do conhecimento, sempre baseados nas referências taxonômicas por hierarquia e dentro da metodologia PBL. |
Keywords: | Concepção Desenvolvimento humano Embriologia Genética Gametogênese Fertilização |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citation: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Concepção e formação do ser humano: módulo 102. Brasília: FEPECS, 2008. 39 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/435 |
Issue Date: | Jan-2008 |
Appears in Collections: | Módulos 2006 - 2010 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mod 102 estudante.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_concepcaoeformacaodoserhumano102 | 314,15 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.