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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/474
metadata.dc.type: | Módulo |
Título : | Interação ensino – serviços – comunidade III |
Otros títulos : | IESC - interação ensino – serviços – comunidade III |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | Na Unidade Educacional Interação Ensino-Serviços-Comunidade – IESC da 3ª série será proporcionado aos estudantes uma nova reaproximação com a realidade de saúde da comunidade. Essa aproximação tem como propósito instrumentalizar os estudantes para um exame das condições de saúde da população local, compreender como os aspectos individuais e coletivos concorrem para a determinação das condições de saúde/doença, levantar junto à comunidade e ao serviço os problemas e estratégias de solução. Nesse percurso utilizaremos a metodologia da problematização, desenvolvendo etapas que seguem uma sequência flexível com forma de arco – denominado de Método do Arco, idealizado por Charles Maguerez (Anexo I). A primeira etapa é constituída dos seguintes passos: 1) exame dos relatórios da turma anterior, desde o diagnóstico até o trabalho final, incluindo a intervenção, 2) leitura dos portifólios dos estudantes, sobre as atividades realizadas na área de abrangência nas séries anteriores – 1º e 2º série, 3) construção de um roteiro do grupo sobre as lacunas de conhecimento da realidade local ainda não respondidos pelos documentos acima, 4) aplicação do roteiro. A segunda etapa caracteriza-se pela identificação de problemas de saúde e dos postos-chaves junto ao Centro de Saúde e/ou sua área de abrangência. Os pontos chaves são elementos que se associam ao problema que se pretende estudar. A terceira etapa é a teorização, quando então, os estudantes farão uma proposta de investigação científica. Na quarta etapa ocorre a elaboração das hipóteses de solução do problema identificado e, na última, o retorno à realidade quando os estudantes poderão aplicar as estratégias elaboradas na etapa anterior. |
Palabras clave : | Educação médica Aprendizagem baseada em problemas Relação médico-paciente Comunicação em medicina |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citación : | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino-serviços-comunidade III. Brasília: FEPECS, 2009. 19 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI : | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/474 |
Fecha de publicación : | ene-2009 |
Aparece en las colecciones: | Módulos 2006 - 2010 |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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