Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/495
metadata.dc.type: | Módulo |
Title: | Percepção, consciência e emoção: módulo 202: manual do estudante |
Other Titles: | Módulo 202: percepção, consciência e emoção: manual do estudante |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | A história relatada acima embora ocorrida há cerca de 1000 anos, continua sendo bastante atual em função da complexidade da vida na sociedade contemporânea. O prazer e a dor encontram-se ligados à maior parte das nossas ideias e vinculam-se, tanto à sensação quanto à reflexão exercida pela nossa consciência, gerando reações que oscilam entre a higidez e a enfermidade. O módulo que ora se inicia, dedica-se ao conhecimento da fascinante capacidade humana de captar as sensações do seu mundo extrínseco e intrínseco, tomar consciência e elaborar respostas das mais variadas magnitudes. O sistema nervoso, com a sua complexa organização, envolvendo bilhões de neurônios interligados por trilhões de conexões, é a matriz que permite essa interação. Entender o seu funcionamento implica uma multidisciplinaridade que abrange a biologia molecular e celular, embriologia, anatomia, química, física, matemática, psicologia, medicina, entre outras vertentes. O tratamento das suas disfunções, sob a égide da Neurociência, não poderia deixar de ser enfocada também numa visão pluralista. É essa realidade que nos permite vislumbrar a cura por métodos clínicos, cirúrgicos e até por procedimentos antigamente considerados empíricos e que atualmente se consolidam como prática médica, como a neurociência da acupuntura entre outros. Ao longo desse módulo pretendemos motivá-los a buscar os conhecimentos que os permitirão compreender como se organiza estruturalmente o nosso sistema nervoso, como ele funciona na saúde e na doença e como o médico deve proceder ao cuidar de um paciente que o procura com sintomas neurológicos, lembrando que a percepção também pertence ao médico que examina e, muitas vezes, como ocorreu com Avicena, é o melhor instrumento no exercício da medicina. Esperamos que todos possam obter resultados profícuos ao final deste módulo, mas para isto, se faz necessário o estudo dos temas nele abordados com entusiasmo e dedicação. |
Keywords: | Sistemas sensoriais Consciência Emoção Neurociências Estudante |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::NEUROLOGIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citation: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Percepção, consciência e emoção: módulo 202: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2009. 35 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/495 |
Issue Date: | Feb-2009 |
Appears in Collections: | Módulos 2006 - 2010 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mod_202Estudante.pdf Restricted Access | 126,32 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.