Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/502
metadata.dc.type: | Módulo |
Título : | Habilidades e atitudes: 1ª série |
Otros títulos : | HA: habilidades e atitudes: 1ª série |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | É inquestionável o papel da Comunicação na formação do profissional médico, pois envolve um conjunto de saberes e práticas que privilegiam não só a dimensão biológica do ensino em saúde, mas também os aspectos psicossociais e culturais, valorizando, desta forma, o processo de ensino aprendizagem mais humanizado, coerente e sensível às necessidades do indivíduo e da comunidade. O propósito é desenvolver no estudante a capacidade de comunicar-se de forma clara, empática, com conhecimento técnico, postura ética e humanística no exercício profissional com o paciente, a família, a comunidade, os demais profissionais do setor saúde e aqueles que promovem interface com este, respeitando os diferentes valores e crenças. Esta abordagem inclui os aspectos técnicos, éticos e humanísticos, sustentados pela Psicologia Médica, Antropologia, História, Filosofia e Sociologia, favorecendo assim o aprendizado e uma atenção integral, nos quais estão envolvidos o pensar, o sentir e o agir comunicativo. A semiologia é uma arte que envolve o domínio de técnicas de obtenção de história clínica, de destreza na realização de exame físico e de análise de dados com o intuito de obtenção do diagnóstico, de proposição terapêutica e do estabelecimento do prognóstico. A obtenção da história clínica e a execução do exame físico, assim como a análise dos dados obtidos, requer do examinador uma correlação e uma integração ampla de conhecimentos, tais como anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, fisiopatologia, patologia e outros. Aos estudantes da 1ª série do curso de medicina da ESCS serão enfatizados os aspectos inerentes aos exames clínicos e complementares, essencialmente em relação às noções de normalidade. Outros conteúdos também são abordados na unidade educacional de Habilidades e Atitudes da 1ª série, como os riscos que cercam os profissionais de saúde e os pacientes no ambiente onde os primeiros trabalham e os últimos são tratados, com ênfase nos riscos relacionados às atividades desenvolvidas pelos estudantes do curso de medicina. Uma primeira aproximação com as medidas de Suporte Básico de Vida, extra-hospitalar ocorre na primeira série. A formação profissional se dará, desde o início, tanto com o estudante integrado aos programas de saúde e atividades clínicas nos serviços da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES-DF, como nos laboratórios de treinamento de habilidades, onde desenvolverão técnicas científicas e humanas na abordagem e na atuação das práticas médicas. A integração das atividades de Comunicação e Semiologia constitui um marco diferencial, propiciando a humanização da relação médico paciente e reforçando o desenvolvimento de habilidades técnicas compatíveis com as necessidades dos tempos atuais. |
Palabras clave : | Educação médica Aprendizagem baseada em problemas Semiologia Comunicação em medicina |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citación : | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Habilidades e atitudes: 1ª série. Brasília: FEPECS, 2010. 27 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI : | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/502 |
Fecha de publicación : | feb-2010 |
Aparece en las colecciones: | Módulos 2006 - 2010 |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
H.A 1 serie 2010 (1).pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_habilidadeseatitudes | 538,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.