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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/505
metadata.dc.type: | Módulo |
Título : | Interação ensino – serviços – comunidade I |
Otros títulos : | IESC - interação ensino – serviços – comunidade I |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | O curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) vem construindo mudanças importantes no processo da formação médica, pois o médico, não importa sua área de atuação, deverá associar uma visão geral e integral do indivíduo à sua prática profissional. Sua preocupação social deverá estar presente em todos os seus atos profissionais, tendo como objetivo principal desenvolver ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde do indivíduo, da família e da comunidade. A Interação Ensino-Serviços-Comunidade (IESC) é um programa educacional que desenvolve atividades de aprendizagem vinculada à realidade da saúde da população, envolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, em equipe multidisciplinar. A IESC tem como propósito fortalecer a parceria com os serviços de saúde e a comunidade para a consolidação de uma nova concepção de formação do estudante de medicina, construindo um modelo de interação entre estudantes, profissionais de saúde, docentes, famílias e membros da comunidade. Os cenários de ensino e os campos de atuação da IESC - 1ª série são os ambientes comunitários e das famílias a serem visitadas, as Unidades de Saúde (US) que contemplam a Estratégia de Saúde da Família Saudável (ESF), o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), centros e postos de saúde, além dos equipamentos sociais existentes nas localidades. Neste contexto, os estudantes iniciam o contato com a realidade social. Para tanto, os estudantes desenvolvem habilidades de iniciação científica considerando a realidade local, interagem com a comunidade e com os profissionais dos serviços de saúde da ESF. Este programa educacional possibilita uma aproximação com o real e cria a oportunidade de integração com os outros programas educacionais. Sendo a IESC uma unidade de ensino predominantemente prática, ao interagir com as outras unidades educacionais, contribui para a superação da dicotomia teoria/prática. A proposta de ensino da ESCS fortalece o sistema de saúde e valoriza as atividades junto à comunidade, proporcionando uma formação geral do estudante com visão ética, humanística e compromisso social, capacitando-o como agente de transformação social. O currículo é flexível, permitindo adequação dos objetivos educacionais e competências profissionais aos problemas comunitários. Desta forma, o Programa Educacional Interação Ensino Serviço Comunidade atua em parceria com as equipes de saúde das unidades no processo de ensino aprendizagem envolvidas. Para melhor compreensão das atividades a serem realizadas com os estudantes na IESC, sugere-se a leitura da bibliografia recomendada no final deste manual. |
Palabras clave : | Educação médica Aprendizagem baseada em problemas Ensino Comunicação em medicina |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citación : | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino – serviços – comunidade I. Brasília: FEPECS, 2010. 33 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI : | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/505 |
Fecha de publicación : | feb-2010 |
Aparece en las colecciones: | Módulos 2006 - 2010 |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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