Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/533
metadata.dc.type: | Módulo |
Title: | Concepção e formação do ser humano: módulo 102: manual do estudante |
Other Titles: | Módulo 102: concepção e formação do ser humano: manual do estudante |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | Porque iniciar um curso de medicina com o estudo da concepção e formação do ser humano? O modelo adotado na ESCS para construção da grade curricular segue a lógica do ciclo da vida, que se inicia na concepção. O assunto é amplo, interessante e envolve aspectos éticos e filosóficos. A concepção é fundamental, como requisito à perpetuação da espécie humana, garantida como componente do direito individual, mas é também influenciada pela crescente pressão sobre os desequilíbrios ecológicos e econômicos, gerados pela superpopulação, especialmente em países pobres, além de envolver interesses específicos e pessoais dos casais modernos. Em geral, a cada mês, o organismo feminino escolhe um só óvulo para tentar a geração de uma nova vida. Após o ato sexual, o óvulo pode ser fecundado por um dos 300 milhões de espermatozoides liberados durante a ejaculação. O ovo já formado é implantado no endométrio, o qual foi preparado como um ninho. É a vitória na acirrada competição pela vida, nas fases pré-embrionária e embrionária, que torna cada ser humano tão único e especial. A pluripotencialidade para organogênese, característica de células tronco embrionária, forneceu um novo alento à questão do tratamento de doenças até então incuráveis, como a paralisia. O sequenciamento completo do genoma da espécie humana abriu perspectivas até poucos anos inimagináveis para a compreensão do controle genético do desenvolvimento embrionário. Fatores psicossociais relativos à interações materno-fetal-familiar, são inseparáveis do tema reprodução. Uma gravidez pode complementar o relacionamento entre pais e esta relação pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento de um ser potencialmente feliz. A falta de filhos pode ser motivo de angústia e frustração para o casal. O Módulo Temático Concepção e Formação do Ser Humano, primeiro módulo biológico do Curso, traz como proposta conduzir o estudante ao raciocínio sobre o início do ciclo da vida, levando em consideração os aspectos psicossociais, as ações de saúde preventiva e os aspectos bioéticos. Os assuntos serão abordados através do modelo pedagógico adotado na ESCS, com grupos tutoriais, palestras e atividades práticas explicitados neste manual, que traz, além do calendário escolar pertinente, os nove problemas, com os quais os estudantes devem perceber o conteúdo educacional e traçar os objetivos de aprendizagem a serem alcançados nas seções de tutoria. Detalhes sobre o processo de construção do conhecimento, sempre baseados nas referências taxonômicas por hierarquia e dentro da metodologia PBL, também constam deste manual. É pressuposto o conhecimento dos componentes citoplasmáticos e nucleares das células pelos estudantes de medicina que venceram a etapa vestibular. O assunto deste módulo inicia com a temática aparelhos reprodutores masculinos e femininos (anatomia, embriologia e fisiologia). Na formação e diferenciação do zigoto em um ser pluricelular será dada ênfase na gametogênese, embriogênese e fases do desenvolvimento fetal. Teratogenicidade, gemelaridade e hereditariedade também serão abordadas. Apresentam-se no final deste caderno, exemplos de questões avaliadoras, uma vez que o estudante supostamente nunca tenha travado contato com este tipo de avaliação. Fazemos votos para que os alunos e os tutores se integrem na construção do conhecimento referente à concepção e formação do ser humano. |
Keywords: | Concepção Desenvolvimento humano Embriologia Genética Gametogênese Fertilização |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citation: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Concepção e formação do ser humano: módulo 102: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2010. 35 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/533 |
Issue Date: | Feb-2010 |
Appears in Collections: | Módulos 2006 - 2010 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mod1022010.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_concepcaoeformacaodoserhumano | 151,43 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.