Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/720
metadata.dc.type: Módulo
Título : Percepção, consciência e emoção: módulo 202: manual do tutor
Otros títulos : Módulo 202: percepção, consciência e emoção: manual do tutor
metadata.dc.creator: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.description.resumo: Na década de trinta, o neurocientista sir Charles Scott Sherrington, da University of Oxford, propôs o que viria a se tornar uma descrição clássica do sistema nervoso em funcionamento. Ele imaginou pontos de luz sinalizando a atividade dos neurônios e suas sinapses. Segundo Sherrington, durante o sono profundo somente umas poucas áreas remotas do cérebro brilhariam, dando ao órgão a aparência de um céu de noite estrelada. Mas ao acordar, “é como se a Via Láctea iniciasse uma verdadeira dança cósmica... rapidamente a massa encefálica se transforma num tear encantado, onde milhões de agulhas cintilantes tecem um padrão dissolúvel–, mas nunca durável; uma verdadeira harmonia de padrões secundários alternantes.” Embora Sherrington não tenha percebido à época, sua metáfora poética continha um conceito científico importante, ou seja, expressava a fisiologia do sistema nervoso. A compreensão de como o tecido nervoso age, como ocorre a percepção de estímulos auditivos, sonoros, químicos, somáticos e nocivos e a partir desses são gerados pensamentos, emoções, comportamentos como resposta, permanece como um tema intrigante da neurociência no sentido amplo, principalmente porque os cientistas não podem ver a maquinaria neuronal em ação. O procedimento padrão que investiga um ou dois neurônios com eletrodos revela apenas fragmentos de um todo, um quebra-cabeça complexo, e incompleto. Assim, o sucesso em observar a comunicação entre os neurônios permite deduzir como os circuitos cerebrais se formam, morrem, sofrem neuroplasticidade e funcionam. Este conceito fascinante tem inspirado neurocientistas até hoje na busca de novos conhecimentos e de tornar real a visão poética de Sherrington.
Palabras clave : Sistemas sensoriais
Consciência
Emoção
Neurociências
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citación : ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Percepção, consciência e emoção: módulo 202: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2017. 29 p.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/720
Fecha de publicación : feb-2017
Aparece en las colecciones: Módulos 2016 - 2020

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Módulo 202 Tutor Normalizado BCE 2017.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_percepcaoconcscienciaeemocao846,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir  Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.