Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/783
metadata.dc.type: | Módulo |
Title: | Habilidades e atitudes profissionalismo e semiologia: manual do docente |
Other Titles: | Habilidades e atitudes profissionalismo e semiologia: curso de medicina: 1ª série |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | O programa educacional de Habilidades e Atitudes integra as áreas de Semiologia e Comunicação. Em conjunto, reveste-se de alta relevância dentro do currículo médico. As atividades do Programa Educacional de HA buscam a maior integração possível com os módulos temáticos e com a unidade Interação Ensino-Serviço-Comunidade, com o intuito de aproximar temas, conteúdos e objetivos. Além disso, fortalecem o trabalho em pequenos grupos, buscam a diversificação dos cenários e privilegiam metodologias ativas de aprendizagem. O treinamento em Habilidades e Atitudes é realizado de forma longitudinal nos quatro primeiros anos, sob a supervisão conjunta de docentes de Comunicação e de Semiologia. O eixo é desenvolvido desde o início, tanto nos laboratórios de treinamento de habilidades, com técnicas científicas e humanas na abordagem e atuação das práticas médicas, quanto pela integração do estudante aos programas de saúde e atividades clínicas nos serviços da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES-DF. A semiologia envolve o domínio de técnicas de entrevista para obtenção de história clínica, a destreza na realização de exame físico, a análise de dados visando ao diagnóstico, a proposição terapêutica e o estabelecimento do prognóstico. A obtenção da história clínica e a execução do exame físico, assim como a análise dos dados obtidos, requerem do examinador uma correlação e uma integração ampla de conhecimentos, tais como anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, fisiopatologia, patologia e outros. Aos estudantes da 1ª série do curso de medicina da ESCS são enfatizados os aspectos inerentes aos exames clínicos e complementares, essencialmente em relação às noções de normalidade. É inquestionável a importância de habilidades de comunicação e de atitudes éticas e humanistas para a formação do médico. No programa de HA são abordados temas que privilegiam os aspectos éticos, humanistas, psicossociais e culturais essenciais para a formação profissional em saúde. São desenvolvidas também, atividades voltadas ao aprendizado de fundamentos básicos da comunicação e relacionamento interpessoal, aspectos imprescindíveis à relação do médico com o paciente, familiares, colegas e comunidade. A abordagem atual no que diz respeito à comunicação minimiza a importância desta unidade, que tem uma abrangência que envolve aspectos que incluem conhecimento ético-legal, humanismo, responsabilidade e altruísmo, na perspectiva do profissionalismo. Outros conteúdos também são abordados na unidade educacional de Habilidades e Atitudes da 1ª série como uma primeira aproximação com as medidas de Suporte Básico de Vida. Além disso, há a preocupação em despertar o compromisso com o aprendizado contínuo, com a qualidade e competência, na eterna busca pela excelência. |
Keywords: | Comunicação Relação médico-paciente Educação médica Comunicação em medicina |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citation: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Habilidades e atitudes profissionalismo e semiologia: manual do docente. Brasília: FEPECS, 2019. 85 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/783 |
Issue Date: | Feb-2019 |
Appears in Collections: | Módulos 2016 - 2020 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Manual HA DOCENTE 2019.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_habilidadeseatitudesdocente | 1,53 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.