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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/880
metadata.dc.type: | Manual |
Title: | Manual de avaliação do curso de medicina da ESCS |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Zaramella, Claudia Regina (org.) |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Silva, Paulo Roberto (colab.) |
metadata.dc.contributor.advisor-co2: | Santos, Wilton Silva dos (colab.) |
metadata.dc.description.resumo: | Os cursos de medicina e enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) foram criados em 2001 e 2006, respectivamente, no âmbito da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). A estrutura e o desenvolvimento do currículo do curso de medicina estão fundamentados em três programas educacionais: módulos temáticos (MT), habilidades e atitudes (HA) e interação ensino-serviços-comunidade (IESC). Enquanto o curso de graduação em enfermagem está estruturado em dois programas: módulos temáticos (MT) e habilidades profissionais em enfermagem (HPE). Aprendizagem baseada em problema, realizada em pequenos grupos e o ensino em centrado no estudante são as principais estratégias de ensino-aprendizagem adotadas pela escola. O projeto pedagógico dos cursos estabelece o perfil do profissional de conclusão, traduzido pela formação de um profissional capaz de atuar de forma eficiente, crítica e reflexiva nos diferentes níveis de atenção à saúde individual e coletiva, objetivando a resolução dos problemas mais comuns da sociedade e considerando os princípios éticos, morais e humanísticos demandados pelo exercício profissional em saúde. A integração curricular é promovida mediante inserção precoce dos alunos nos campos de exercício profissional, com atividades práticas junto à comunidade previstas desde o primeiro ano. Essa experiência clínica precoce possibilita a orientação do currículo para o contexto social das práticas, fortalecendo tanto o aprendizado cognitivo e psicomotor, quanto o aprendizado afetivo dos estudantes. Os processos educacionais e o desempenho dos estudantes são aferidos mediante um sistema de avaliação, que coleta informações de todos os programas educacionais, nos diferentes ciclos de aprendizagem. |
Keywords: | Educação médica Avaliação de curso Ensino superior Medicina |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citation: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Manual de avaliação do curso de medicina da ESCS. Brasília: FEPECS/ESCS, 2024. 51 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/880 |
Appears in Collections: | Documentação / Legislação |
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