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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/888
metadata.dc.type: | Módulo |
Title: | Unidade educacional habilidades e atitudes: 3ª série do curso de medicina |
Other Titles: | UE: habilidades e atitudes: 3ª série do curso de medicina |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | O programa de habilidades e atitudes (HA) tem como objetivo o aprendizado das habilidades clínicas e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos essenciais ao bom exercício profissional no contexto da interação médico-paciente. Na terceira série, inicia-se o segundo ciclo do curso de medicina da ESCS. As atividades práticas serão realizadas nos hospitais e o estudante fará entrevistas com pacientes internados, em cenários autênticos de aprendizagem. Deverá coletar as informações necessárias para a elaboração de uma história clínica dirigida para o problema do paciente, que aborde os aspectos biopsicossociais nas diferentes etapas do desenvolvimento humano. O exame físico deverá ser realizado de forma técnica e sistematizada, respeitando a autonomia, a privacidade e a dignidade do paciente. O estudante deverá buscar apreender o sujeito e o seu adoecer, discutindo “quem é a pessoa entrevistada”, e em seguida a doença que motivou sua internação. Discutirá os achados clínicos, indicando e interpretando os exames complementares pertinentes a cada caso, finalizando com a integração dos dados e conclusão dos diagnósticos topográfico, sindrômico e etiológico (na neurologia o diagnóstico sindrômico deve ser estabelecido antes do topográfico). A formação médica não pode prescindir da reflexão sobre as diferentes concepções do homem, os valores humanísticos e os princípios éticos e sociais relacionados à profissão. A formação profissional deve estar voltada à atenção integral a saúde, visando à manutenção ou à recuperação do bem-estar do ser humano, com o desenvolvimento de ações de promoção à saúde e de tratamento das doenças, tanto no nível individual como comunitário. O domínio de habilidades de comunicação tornou-se um passo decisivo no desenvolvimento das relações humanas, ou seja, não somente na relação médico-paciente, mas nos diferentes âmbitos do cuidado à saúde. O estudante deverá desenvolver: 1- técnicas sistematizadas e humanizadas de comunicação; 2 - percepção da complexidade da natureza humana para permitir o estabelecimento de relação de empatia e cuidado entre médico e paciente, como base para a obtenção de informações necessárias à definição diagnóstica e à decisão sobre o tratamento; 3- compreensão da pessoa doente e não somente da sua doença. Os laços de confiança, e o vínculo entre o médico e o paciente são fatores fundamentais para o sucesso do tratamento prescrito. A semiologia é uma arte que envolve o domínio de técnicas de obtenção de história clínica, de destreza na realização de exame físico e de análise de dados de pessoas com diferentes níveis intelectuais e emocionais. O estudante deverá aprender a arte de lidar com os pacientes, com sabedoria, compreensão e delicadeza, visando reconhecer suas ansiedades, incertezas e temores. Assim, poderão melhor avaliar as queixas dos pacientes de forma meticulosa, resultando na obtenção de informações fundamentais, que, de outro modo, não seriam conseguidas. A obtenção de história clínica e de exame físico apropriados ao caso do paciente, assim como a análise dos dados, requer do examinador a correlação e a integração ampla de conhecimentos. A crescente evolução científica e tecnológica da medicina tem impulsionado a educação médica para uma excessiva valorização da biologia humana e das ciências físicas, limitando cada vez mais o espaço para a abordagem dos conteúdos humanísticos. Apesar do incontestável valor dos recursos tecnológicos, com exames complementares, tanto laboratoriais como radiológicos ultrassofisticados, estes, não devem sobrepujar o exame clínico, restringindo o exercício profissional a uma prática dependente de equipamentos. A fascinação pela tecnologia não pode interferir na relação médico-paciente, não deve criar uma relação impessoal e jamais passar a impressão de que o uso indiscriminado desses aprimoramentos pode superar o saber médico. Considerando a sobrecarga de informações e a transitoriedade dos conhecimentos teóricos e técnicos, torna-se indispensável que o estudante seja treinado quanto ao acesso à informação médica e ao desenvolvimento de técnicas de leitura crítica. |
Keywords: | Educação médica Aprendizagem baseada em problemas |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citation: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Unidade educacional habilidades e atitudes: 3ª série. Brasília: FEPECS, 2022. 32 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/888 |
Issue Date: | Feb-2022 |
Appears in Collections: | Módulos 2021 - 2025 |
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