Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/912
metadata.dc.type: | Módulo |
Título : | Transtornos mentais e de comportamento: módulo 401: módulo do estudante |
Otros títulos : | Módulo 401: transtornos mentais e de comportamento: módulo do estudante |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | Das dez principais causas de afastamento do trabalho no Brasil, cinco estão relacionadas ao sofrimento psíquico. Três por centro da população geral apresenta algum transtorno mental grave, seis por cento da população apresenta algum comprometimento grave em decorrência do uso de álcool e drogas ilícitas e 14% da população necessita de algum atendimento em saúde mental contínuo ou eventual. De 25% a 50% dos pacientes que procuram médico na atenção primária, apresentam pelo menos um transtorno psiquiátrico ou neurológico. É pautado nessa fundamentação epidemiológica que todos os médicos contemporâneos são conclamados a dominar os recursos necessários para identificação precoce, prevenção e tratamento eficiente dos transtornos mentais comuns. Mas não somente. Para além da capacidade técnica de cuidar daquele que padece de sofrimento psíquico, é esperado que o bom médico zele pelo seu paciente, ainda que acometido pela loucura, com postura de acolhimento, amorosidade e empatia. A reação habitual da sociedade é a exclusão dos doentes mentais. A “loucura” ainda carrega o peso da história que sempre correlacionou este adoecimento com a irresponsabilidade, agressividade e incapacidade total. Essa caricatura das pessoas que sofrem de desordens mentais não pode perdurar; há que se encerrar o distanciamento, a esquiva e intenso preconceito ainda presente entre os profissionais de saúde, os médicos inclusive. A reforma psiquiatria pela qual o mundo e o Brasil passaram nas últimas décadas é o recado que a sociedade espera: tolerância, respeito ao diferente e inclusão. Esse novo modelo de cuidado centrado na substituição do modelo baseado no hospital psiquiátrico por um sistema de serviços baseados na comunidade e sobretudo na proteção dos direitos humanos das pessoas com transtorno mental é a posição da qual não podemos nos afastar. Esta unidade educacional sobre Transtornos Mentais e do Comportamento tem como objetivo principal proporcionar ao estudante o conhecimento dos transtornos mentais mais prevalentes na prática médica dentro de uma perspectiva integrada, buscando a compreensão do homem como um ser biopsicossocial. Entender a dor psíquica e sua importância no adoecimento do ser humano é fundamental para acabar com o preconceito. |
Palabras clave : | Psiquiatria Psicologia Distúrbios do comportamento Transtornos mentais |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citación : | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Transtornos mentais e de comportamento: módulo 401: módulo do tutor. Brasília: FEPECS, 2022. 90 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI : | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/912 |
Fecha de publicación : | feb-2022 |
Aparece en las colecciones: | Módulos 2021 - 2025 |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Módulo 401 TUTOR_Normalizado_BCE.pdf Restricted Access | MODULOS_ESCS_MED_transtornosmentais | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.