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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/953
metadata.dc.type: | Módulo |
Title: | Introdução ao estudo da medicina: módulo 101: manual do estudante |
Other Titles: | Módulo 101: introdução ao estudo da medicina: manual do estudante |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | O curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) criado em 15 de janeiro de 2001, é um curso que tem por compromisso oferecer ao estudante de medicina uma formação sólida, não apenas como generalista ou especialista, mas com visão crítica voltada para a busca de soluções fundamentadas nos novos conhecimentos científicos e tecnológicos. O Currículo da ESCS, é reconhecido pelo uso das metodologias ativas de ensino aprendizagem e é a estratégia adotada no contexto inicial do nosso currículo, metodologia conhecida como ABP/PBL, mas também merecem destaque a problematização na IESC, o treinamento em Habilidade e Atitudes, Internato, etc. Na área médica, a fragmentação do conhecimento se materializou no decorrer do século XX com a superespecialização estimulada pela sociedade tecnicista. De fato, ao lado do grande aumento dos custos dos sistemas de saúde e das críticas à desumanização da medicina, a superespecialização serviu de elemento desencadeante do movimento pelo renascimento do médico de família, buscando dessa forma a humanização da medicina e a racionalização da prestação de serviços por meio do uso criterioso da alta tecnologia e de profissionais altamente especializados. Esse movimento procura restabelecer a importância do médico generalista, tanto em termos de número quanto de qualidade da formação profissional. O paciente real é um ser integral, complexo, não fragmentável e inserido num contexto familiar e social! Dentro dessa lógica, fica evidente que a formação exclusivamente biologicista não é capaz de propiciar ao médico a capacidade de compreensão dos fenômenos humanos indispensáveis ao atendimento satisfatório nos âmbitos individual e coletivo. Assim, a mudança na formação do profissional médico é necessária, bem como, que as escolas médicas permitam ao profissional em formação desenvolver as competências necessárias para “compreender o paciente real” em toda a sua complexidade e de forma contextualizada. Isso requer um modelo de ensino médico diferente daquele idealizado há cerca de cem anos. Com essa proposta inovadora, a ESCS objetiva formar profissionais comprometidos com esses princípios e dotados de consciência social, capazes de atuar na solução dos problemas de saúde mais relevantes da população brasileira, norteados por princípios éticos e humanísticos. O Módulo “Introdução ao Estudo da Medicina” prioriza o contato do estudante recém-chegado à Escola com as bases pedagógicas do modelo educacional adotado pela instituição. O treinamento em informática foi inserido em seu contexto dado seu papel fundamental na instrumentalização do estudante na busca ativa do conhecimento. Outro conteúdo acrescentado foi introdução à microscopia óptica para aplicação e permitir melhor desempenho nas práticas futuras de histologia dos demais módulos. |
Keywords: | Educação médica Aprendizagem baseada em problemas |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citation: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Introdução ao estudo da medicina: módulo 101: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2012. 25 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/953 |
Issue Date: | 1-Feb-2012 |
Appears in Collections: | Módulos 2011 - 2015 |
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