Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/prefix/146
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Formação pedagógica de professores de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
Other Titles: Pedagogical training of undergraduate nursing teachers: integrative literature review
metadata.dc.creator: Menezes, Kátia Rodrigues
Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Descrever como ocorre o processo da formação pedagógica de professores que atuam nos cursos de graduação em enfermagem. Método: Revisão integrativa da literatura no período de 2005 a 2016, seguindo o modelo PVO (Participantes, Variáveis e Outcomes - desfechos). A busca aconteceu na Biblioteca Virtual de Saúde nas bases de dados: LILACS, MEDLINE e BDENF utilizando os descritores “Docente”, “Enfermagem” e “Capacitação” e a palavra chave “Formação”. Resultados: Foram selecionados 31 artigos, predominantemente escritos em inglês (93,5%), 6,5% escritos em português e nenhum em espanhol. Quanto à modalidade de formação, 74,2% (n= 23) abordavam a formação em serviço dos docentes; 22,58% (n= 07) tratavam da formação inicial e 3,22% (n= 01) referia‑se às duas modalidades. Conclusão: A formação em serviço se destaca utilizando estratégias que podem se tornar eficazes na medida em que se desenvolvem no mundo do trabalho, podendo gerar aprendizagem significativa e reflexão sobre a práxis docente.
Abstract: Objective: To describe how the process of pedagogical training of teachers working in undergraduate nursing courses occurs. Method: Integrative literature review from 2005 to 2016, following the PVO model (Participants, Variables and Outcomes ‑ outcomes). The search took place in the Virtual Health Library in databases: LILACS, MEDLINE and BDENF using the keywords “Teacher”, “Nursing” and “Training” and the key word “Training”. Results: 31 articles were selected, predominantly written in English (93.5%), 6.5% written in Portuguese and none in Spanish. Regarding the training modality, 74.2% (n = 23) addressed the in‑service training of teachers; 22.58% (n = 07) treated the initial training and 3.22% (n = 01) referred to the two modalities.Conclusion: The in‑service training stands using strategies that can become effective to the extent that they develop in the workplace and can generate meaningful learning and reflection on teaching practice.
Keywords: Enfermagem
Docentes de enfermagem
Educação
Educação continuada em enfermagem
Capacitação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: MENEZES, K. R.; NOVAES, M. R. C. G. Formação pedagógica de professores de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Comunicação em Ciências da Saúde, [S. l.], v. 29, n. 04, 2019. DOI: 10.51723/ccs.v29i04.336. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/336. Acesso em: 7 ago. 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: DOI: https://doi.org/10.51723/ccs.v29i04.336
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/146
Issue Date: 24-Jul-2019
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
336-Texto do artigo (sem nome dos autores e vinculação institucional)-1693-1-10-20191223.pdfARTIGO_formacaopedagogica361,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.