Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/prefix/69
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | VitalUNO - jogo de cartas para o ensino dos sinais vitais no curso de graduação em saúde |
metadata.dc.creator: | Pereira, Polyana Martins Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Creto Valdivino e |
metadata.dc.description.resumo: | Objetivo: Desenvolver um jogo de cartas, para ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem dos sinais vitais, nos cursos de graduação em saúde. Método: estudo exploratório, do tipo descritivo, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário com a participação de 39 discentes do curso de graduação em enfermagem de uma faculdade de referência. A analise foi realizada por medida de frequência simples, utilizado o Microsoft Office 2013, e apresentados na forma de texto, tabelas e gráficos. Resultados: os estudantes avaliaram a aplicação do jogo como satisfatória, descontraída, às vezes tensa, regras claras e de grande relevância para o processo de ensino e aprendizado dos sinais vitais. Considerações finais: este estudo possibilitou a inserção do lúdico como ferramenta de ensino nos cursos de graduação de ensino superior, utilizando o jogo como estratégia para abordar o ensino dos sinais vitais com os estudantes. |
Resumen : | Objective: Develop a card game, to be used in the teaching and learning process of vital signs, in undergraduate health courses. Method: exploratory study, descriptive type, with quantitative approach. The data were analyzed by means of the questionnaire with the participation of 39 students from the undergraduate nursing course of a reference faculty. The analysis was performed by simple frequency measure, used in Microsoft Office 2013, and reports in the form of text, graphics and graphs. Results: the students evaluated satisfaction, relax, sometimes tense, and of great relevance to the process of teaching and learning vital signs. Final considerations: this study allowed the insertion of play as a form of teaching in higher education, using the game as a strategy to approach the teaching of vital signs with students. |
Palabras clave : | Jogos e brinquedos Metodologia Educação em saúde Educação superior |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
metadata.dc.publisher.department: | Coordenação do Curso de Enfermagem |
Citación : | PEREIRA, Polyana Martins Santos. VitalUNO - jogo de cartas para o ensino dos sinais vitais no curso de graduação em saúde. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Coordenação do Curso de Enfermagem, Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, 2018. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/69 |
Fecha de publicación : | 31-oct-2018 |
Aparece en las colecciones: | TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Polyana Martins Santos Pereira.pdf | POLYANA PEREIRA - ENF ESCS | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.