Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/prefix/81
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Alfabetismo funcional em saúde em pessoas idosas hipertensas na atenção primária |
Otros títulos : | Functional health literacy in hypertensive elders at primary health care Alfabetismo funcional en salud en personas hipertensas en la atención primaria |
metadata.dc.creator: | Costa, Victor Roberto Santos Costa, Polyana D’arc Rezende Nakano, Eduardo Yoshio Apolinário, Daniel Santana, Alfredo Nicodemos Cruz |
metadata.dc.description.resumo: | Objetivo: avaliar a relação entre alfabetismo funcional em saúde inadequado e controle inadequado da pressão arterial em pessoas idosas hipertensas na Atenção Primária. Método: estudo transversal com amostra calculada em 392. Foi usado instrumento SAHLPA-18 para alfabetismo funcional em saúde; aferida a pressão arterial; coletados dados sociodemográficos e clínicos. Utilizou-se regressão logística hierárquica. Resultados: pressão arterial inadequada(alta) e alfabetismo funcional em saúde inadequado(baixo) estavam presentes em 41,6% e 54,6% das pessoas, respectivamente. Fatores associados com pressão arterial inadequada foram: alfabetismo funcional em saúde inadequado, cor parda-negra, sobrepeso-obesidade, tempo de diagnóstico da hipertensão, não adesão a exercício/dieta, não adesão a tratamento medicamentoso. O nível de escolaridade não teve associação com pressão arterial inadequada. Conclusão: pessoas idosas hipertensas com alfabetismo funcional em saúde inadequado apresentaram mais chance de ter pressão arterial inadequada. Assim, profissionais de saúde precisam valorizar o alfabetismo funcional em saúde como possível componente para controlar a pressão arterial. |
Resumen : | Objective: to assess the relationship between inadequate functional health literacy and inadequate blood pressure control in older people with hypertension in Primary Health Care. Method: a cross-sectional study with sample calculated at 392. SAHLPA-18 tool was used for functional health literacy; blood pressure was measured; sociodemographic and clinical data were collected. Hierarchical logistic regression was used. Results: (high) inadequate blood pressure and (low) functional inadequate health literacy were present in 41.6% and 54.6% of the people, respectively. Factors associated with inadequate blood pressure were: inadequate functional health literacy, blackbrown skin color, overweight-obesity, hypertension diagnosis time, non-adherence to exercise/diet, drug treatment. Schooling had no association with inadequate blood pressure Conclusion: hypertensive elderly people with inadequate health literacy were more likely to have inadequate blood pressure. Thus, health professionals need to value functional health literacy as a possible component to control blood pressure. |
Palabras clave : | Alfabetização em saúde Idoso Hipertensão Atenção primária à saúde Vulnerabilidade em saúde |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Revista Brasileira de Enfermagem |
Citación : | COSTA, V.R.S.; COSTA, P.D.R.; NAKANO, E.Y.; APOLINARIO, D.; SANTANA, A.N.C. Alfabetismo funcional em saúde em pessoas idosas hipertensas na atenção primária. Rev Bras Enferm; v.72, Suppl. 2, p.266-73, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v72s2/pt_0034-7167-reben-72-s2-0266.pdf. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0897. Acesso em 19 dez. 2019. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/81 |
Fecha de publicación : | 29-ene-2019 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos - MP |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Victor Costa.pdf | Victor Costa - Rev Bras Enferm | 131,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.