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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1229
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Eu não vou desistir: vivências de mães discentes no ensino superior público |
Autor(es): | Firmino, Vítor Hugo Nascimento Arrais, Alessandra da Rocha Rodrigues, Carlos Manoel Lopes Borges, Angela Ferreira |
Resumo: | Objetivo: conhecer a percepção de mães discentes do ensino superior público quanto às suas vivências no ambiente acadêmico e a relação com a abordagem institucional. Método: estudo qualitativo com mães discentes de dois cursos superiores da área da saúde, que utilizam metodologias ativas de ensino. A coleta de dados foi por meio de grupo focal e entrevistas individuais. Resultados: Emergiram quatro categorias: o tratamento da estudante diante do direito de ser mãe; igualdade, equidade e maternidade no ambiente acadêmico; as múltiplas jornadas de trabalho: divisão sexual do trabalho e as relações de gênero; e o conflito entre maternidade e a carreira. Elas também descreveram incoerência ao serem ensinadas a ser empáticas e prestarem atendimento humanizado, enquanto não são tratadas assim. Considerações finais: As discentes vivenciaram preconceitos e dificuldades para apresentar desempenho satisfatório, além de relatarem sobrecarga física, mental e dupla ou tripla jornada de trabalho. |
Abstract: | Objective: to know the perception of mothers who are students of public higher education regarding their experiences in the academic environment and the relationship with the institutional approach. Method: qualitative study with mothers who are students of two higher education courses in the health area, which use active teaching methodologies. Data collection was done through focus groups and individual interviews. Results: Four categories emerged: the treatment of the student regarding the right to be a mother; equality, equity and motherhood in the academic environment; multiple working hours: sexual division of labor and gender relations; and the conflict between motherhood and career. They also described inconsistency in being taught to be empathetic and provide humanized care, while not being treated that way. Final considerations:The students experienced prejudice and difficulties to perform satisfactorily, in addition to reporting physical and mental overload and double or triple working hours. |
Palavras-chave: | Estudantes de enfermagem Estudantes de medicina Mães Saúde dos estudantes Estresse psicológico Maternidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | FIRMINO, V. H. N. et al. Eu não vou desistir: vivências de mães discentes no ensino superior público. Comunicação em Ciências da Saúde, [S. l.], v. 34, n. 01, 2023. DOI: 10.51723/ccs.v34i01.1338. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1338. Acesso em: 12 ago. 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | DOI: https://doi.org/10.51723/ccs.v34i01.1338 |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1229 |
Data do documento: | 24-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos |
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