Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1278
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A novidade mora ao lado: a literatura de cordel como material educativo para trabalhadores da Atenção Primária de Saúde de Ceilândia-DF
Título(s) alternativo(s): The novelty lives next door: cordel literature as educational material for workers in Primary Health Care in Ceilândia-DF
Autor(es): Oliveira, Daniela Sousa de
Souza, Silvana Pereira Dantas Evangelista de
Nunes, Caroline Jonas Rezaghi Ricomini
Resumo: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa desenvolvido com trabalhadores da Atenção Primária de Saúde (APS), no momento de conversão do modelo biomédico/tradicional para o modelo de base comunitária (Estratégias de Saúde da Família–ESF). Realizou-se rodas de conversas para sensibilização dos trabalhadores que tinham o processo de trabalho pautado no modelo biomédico, com o objetivo de introdução da concepção da ESF. A metodologia utilizada para produção das informações foi entrevista semiestruturadas e gravação por um gravador de voz dos encontros, analisada pela técnica teórica-reflexiva. Utilizou-se como material educativo o cordel, um recurso que além de facilitar o desenvolvimento da temática ainda proporcionou aos participantes e facilitadores um espaço para a dialética. A utilização da literatura do Cordel como material educativo possibilitou maior envolvimento dos participantes com as temáticas trabalhadas, construção de vínculos, identificação com as problemáticas apresentadas e principalmente produção de afeto entres os implicados.
Abstract: This is a qualitative approach study developed with Primary Health Care (PHC) workers, at the time of converting the health care model, converting the biomedical and traditional model to the community based model, to Health Strategies of the Family (FHS). The objective was to hold talks to raise awareness among workers who had the work process based on the biomedical model, to introduce the concept of the FHS. The methodology used for the production of the information was semi-structured interviews and recorded by a voice recorder of the meetings, analyzed by the reflective theoretical technique. The use of cordel as educational material was a resource that, in addition to facilitating thematic development, also provided participants and facilitators with a space for dialectics.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Estratégias de saúde da família
Modelos de saúde
Educação em saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: OLIVEIRA, D. S.; SOUZA, S. P. D. E.; NUNES, C. J. R. R. A novidade mora ao lado: a literatura de cordel como material educativo para trabalhadores da Atenção Primária de Saúde de Ceilândia-DF. Health Residencies Journal , [S. l.], v. 2, n. 9, p. 24–51, 2021. DOI: 10.51723/hrj.v2i9.124. Disponível em: https://hrj.emnuvens.com.br/hrj/article/view/124. Acesso em: 27 ago. 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: DOI: https://doi.org/10.51723/hrj.v2i9.124
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1278
Data do documento: 10-fev-2021
Aparece nas coleções:Saúde Mental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
demetrio,+124-Texto+do+artigo-448-1-9-20201119.pdfARTIGO_HRJ_RES_anovidademoraaolado546,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.