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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1384
Tipo: | Módulo |
Título: | Introdução ao estudo da medicina: módulo 101: manual do estudante |
Título(s) alternativo(s): | Módulo 101: introdução ao estudo da medicina: manual do estudante |
Autor(es): | Escola Superior de Ciência da Saúde |
Resumo: | O curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) foi oficialmente criado em 2001. Este curso compromete-se em oferecer ao estudante de medicina uma visão crítica voltada para a busca de soluções fundamentadas nos novos conhecimentos científicos e tecnológicos. O seu currículo é reconhecido nacionalmente e contempla as Novas Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC), destacadamente: a interdisciplinaridade; o enfoque nos determinantes sociais no processo saúde-doença; a adoção de metodologias ativas do ensino-aprendizagem; a aproximação e corresponsabilidade para com a rede de serviços em seus diversos níveis para com o cidadão-usuário e com a comunidade; a aproximação da teoria com a prática precocemente; a eliminação da rígida divisão entre ciclo “básico”, “clínico” e o “internato”; a inserção precoce dos estudantes em práticas reais e de forma crescente em termos da complexidade, competência e autonomia com segurança. Busca integrar e operacionalizar os elementos e estruturas que compõem a rede de serviços que oferecem, universalmente e com responsabilidades legais, tais como: ações de promoção e prevenção da saúde, recuperação e reabilitação para uma população que lhe é adstrita e sobre as quais assentamos a formação de nossos estudantes. O uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem é a estratégia adotada no contexto do nosso currículo, com o uso de diferentes metodologias conhecidas como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Problematização e o Treinamento em Habilidade e Atitudes, Internato, dentre outros. Na área médica, a fragmentação do conhecimento se materializou no decorrer do século XX com a superespecialização estimulada pela sociedade tecnicista. Ao lado do grande aumento dos custos dos sistemas de saúde e das críticas à desumanização da medicina, a superespecialização serviu de elemento desencadeante do movimento pelo renascimento do generalista, buscando dessa forma a humanização da medicina e a racionalização da prestação de serviços, por meio do uso criterioso da alta tecnologia, e de profissionais altamente especializados. Esse movimento procura restabelecer a importância do médico com visão generalista, tanto em termos de número quanto de qualidade da formação profissional. A formação focada exclusivamente em aspectos biológicos não é capaz de propiciar ao médico a capacidade de compreensão dos fenômenos humanos indispensáveis ao atendimento satisfatório nos âmbitos individual e coletivo. A mudança na formação do profissional médico é necessária, bem como que as escolas médicas permitam ao profissional em formação desenvolver as competências necessárias para “compreender o paciente real” em sua complexidade. Isso requer um modelo de ensino médico diferente daquele idealizado há cerca de cem anos. A ESCS, desse modo, objetiva formar profissionais comprometidos com esses princípios e dotados de consciência social, capazes de atuar na solução dos problemas de saúde mais relevantes da população brasileira, norteados por princípios éticos e humanísticos. O Módulo “Introdução ao Estudo da Medicina” estabelece o contato do estudante recém-chegado à Escola com as bases pedagógicas do modelo educacional adotado pela instituição. Algumas atividades como o treinamento em informática foram inseridas devido ao seu papel fundamental na instrumentalização do estudante na busca ativa do conhecimento. O conteúdo introdução à microscopia óptica permitirá melhor desempenho nas práticas futuras de histologia dos demais módulos assim como Introdução a Anatomia. |
Palavras-chave: | Educação médica Aprendizagem basedada em problemas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Introdução ao estudo da medicina : módulo 101: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2024. 36 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1384 |
Data do documento: | 28-fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2021 - 2025 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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