Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1430
Tipo: | Módulo |
Título: | Febre, inflamação e infecção: módulo 303: manual do estudante |
Título(s) alternativo(s): | Módulo 303: febre, inflamação e infecção: manual do estudante |
Autor(es): | Escola Superior de Ciência da Saúde |
Resumo: | Estimulados pela oportunidade de colaborar com a formação de “novos médicos”, damos início ao módulo 303 “Febre, Inflamação e Infecção.” O módulo aborda temas relacionados à gênese da febre, inflamação e infecção, além de terapêutica direcionada a estas situações. É constituído por sessões de tutoria e palestras, onde o aprendizado baseado em problemas (ABP) será aplicado na prática clínica. Com isso, pretendemos alcançar os objetivos educacionais descritos na árvore temática e, de modo especial, valorizar o raciocínio clínico. No módulo, trabalharemos com problemas simulados e, além disso, daremos início aos métodos diagnósticos e à abordagem terapêutica de importantes entidades clínicas que envolvem Febre, Inflamação e Infecção. A evolução dos conhecimentos e os progressos da vida moderna permitiram o desenvolvimento de uma série de exames complementares que muito auxiliam à prática clínica, tanto no esclarecimento diagnóstico, como na definição da conduta terapêutica. Assim, para melhor avaliação do paciente é importante que o médico conheça os exames disponíveis, saiba quando solicitá-los e como interpretá-los. Com o objetivo de auxiliar o estudante e facilitar a abertura dos problemas, incluímos no módulo a interpretação dos resultados dos exames subsidiários aqui utilizados, mas enfatizamos que na biblioteca encontram-se disponíveis livros que muito irão contribuir para sua formação. Importante lembrar do modelo pedagógico em “espiral” em que a busca de informações é fundamental para o seu crescimento. Um de nossos propósitos com esse Módulo é propiciar, aos estudantes da Terceira série do Curso de Medicina da ESCS, uma introdução aos princípios da terapêutica utilizada em doenças específicas causadas por diferentes microorganismos. As atividades foram programadas de forma a se complementarem. Os temas abordados nas sessões de tutoria, nas palestras “aplicando o ABP na prática clínica” relacionam-se entre si, nas diferentes semanas do módulo. E que as verdades aprendidas hoje possam abrir caminho para as novas verdades do amanhã. |
Palavras-chave: | Termorregulação Febre Inflamação aguda Inflamação crônica Microbiologia Infecção |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Febre, inflamação e infecção: módulo 303: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2024. 33 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1430 |
Data do documento: | 30-jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2021 - 2025 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Modulo 303 Estudante 2024.pdf Restricted Access | MODULO_febreinflamacaoeinfeccao_303estudante | 655,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.