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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1440
Tipo: | Módulo |
Título: | Unidade educacional: interação ensino serviços comunidade: habilidades e atitudes: extensão (IESC-HA-EXT404) |
Título(s) alternativo(s): | IESC - HA - EXT - 404: unidade educacional: interação ensino serviços comunidade: habilidades e atitudes: extensão |
Autor(es): | Escola Superior de Ciência da Saúde |
Resumo: | As atividades do eixo Interação Ensino-Serviços-Comunidade/ Habilidades e Atitudes-Extensão (IESC-HA-EXT), na 4ª série, são executadas de forma articulada em diferentes cenários de ensino-aprendizagem. O programa educacional Interação Ensino-Serviço-Comunidade (IESC)/ Habilidades e Atitudes (HA), presente desde a concepção desta escola, propõe a imersão do estudante desde o início da graduação no contexto da sociedade como elemento central na sua formação. Essas atividades são executadas de forma articulada em diferentes cenários de ensino-aprendizagem. O propósito é consolidar uma nova concepção de formação de profissional de saúde que atenda às necessidades de saúde da população. Para tanto, faz-se necessário uma parceria entre profissionais do serviço de saúde, docentes, estudantes e membros da comunidade. O eixo IESC/HA passa, progressivamente, a ser entendido como espaço de desenvolvimento do conjunto de habilidades, adquiridas desde a 1ª série, que serão aplicadas no exercício das tarefas de cuidado individual e coletivo da saúde das pessoas, em conjunto com profissionais de saúde que atuam numa determinada área de abrangência, contando também com maior participação dos profissionais da saúde da rede. Aliado à atividades vinculadas à pesquisa e ao pensar científico, esse projeto educacional atende perfeitamente às diretrizes gerais para a extensão enquanto componente curricular obrigatório, a saber: I- impacto na formação de estudantes, II- impacto na transformação social, efetivo e permanente, III- integração dialógica entre diferentes níveis de ensino, de profissões e de saberes, IV- interprofissionalidade e Interdisciplinaridade e V- indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Em 2005, por determinação do Decreto Nº 5.626/2005, a língua brasileira de sinais (Libras) foi inserida como disciplina curricular obrigatória nos Cursos de Ensino Superior do Sistema Federal de Ensino e dos Sistemas de Ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (BRASIL, 2005). Por tudo isso, e, a fim de atender à regulamentação vigente dada pela necessária curricularização da extensão, apresentamos o programa educacional IESC-HA-EXT enquanto projeto de extensão com duração de 100 horas, englobando as ações educacionais do eixo na quarta série do curso de Medicina da ESCS. Entendemos que a atribuição da IESC-HA-EXT enquanto projeto de extensão qualifica e prestigia sua colocação curricular como componente inequivocamente estratégico, essencial e valioso para a formação dos estudantes da ESCS, de forma inclusiva aos deficientes auditivos dentro da estrutura de atendimento de saúde. |
Palavras-chave: | Educação médica Aprendizagem basedada em problemas Saúde da criança Saúde da mulher Saúde do adulto |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Unidade educacional: interação ensino serviços comunidade: habilidades e atitudes: extensão (IESC-HA-EXT404): manual do estudante e do instrutor. Brasília: FEPECS, 2024. 56 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1440 |
Data do documento: | 20-jan-2024 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2021 - 2025 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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