Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1440
Tipo: Módulo
Título: Unidade educacional: interação ensino serviços comunidade: habilidades e atitudes: extensão (IESC-HA-EXT404)
Título(s) alternativo(s): IESC - HA - EXT - 404: unidade educacional: interação ensino serviços comunidade: habilidades e atitudes: extensão
Autor(es): Escola Superior de Ciência da Saúde
Resumo: As atividades do eixo Interação Ensino-Serviços-Comunidade/ Habilidades e Atitudes-Extensão (IESC-HA-EXT), na 4ª série, são executadas de forma articulada em diferentes cenários de ensino-aprendizagem. O programa educacional Interação Ensino-Serviço-Comunidade (IESC)/ Habilidades e Atitudes (HA), presente desde a concepção desta escola, propõe a imersão do estudante desde o início da graduação no contexto da sociedade como elemento central na sua formação. Essas atividades são executadas de forma articulada em diferentes cenários de ensino-aprendizagem. O propósito é consolidar uma nova concepção de formação de profissional de saúde que atenda às necessidades de saúde da população. Para tanto, faz-se necessário uma parceria entre profissionais do serviço de saúde, docentes, estudantes e membros da comunidade. O eixo IESC/HA passa, progressivamente, a ser entendido como espaço de desenvolvimento do conjunto de habilidades, adquiridas desde a 1ª série, que serão aplicadas no exercício das tarefas de cuidado individual e coletivo da saúde das pessoas, em conjunto com profissionais de saúde que atuam numa determinada área de abrangência, contando também com maior participação dos profissionais da saúde da rede. Aliado à atividades vinculadas à pesquisa e ao pensar científico, esse projeto educacional atende perfeitamente às diretrizes gerais para a extensão enquanto componente curricular obrigatório, a saber: I- impacto na formação de estudantes, II- impacto na transformação social, efetivo e permanente, III- integração dialógica entre diferentes níveis de ensino, de profissões e de saberes, IV- interprofissionalidade e Interdisciplinaridade e V- indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Em 2005, por determinação do Decreto Nº 5.626/2005, a língua brasileira de sinais (Libras) foi inserida como disciplina curricular obrigatória nos Cursos de Ensino Superior do Sistema Federal de Ensino e dos Sistemas de Ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (BRASIL, 2005). Por tudo isso, e, a fim de atender à regulamentação vigente dada pela necessária curricularização da extensão, apresentamos o programa educacional IESC-HA-EXT enquanto projeto de extensão com duração de 100 horas, englobando as ações educacionais do eixo na quarta série do curso de Medicina da ESCS. Entendemos que a atribuição da IESC-HA-EXT enquanto projeto de extensão qualifica e prestigia sua colocação curricular como componente inequivocamente estratégico, essencial e valioso para a formação dos estudantes da ESCS, de forma inclusiva aos deficientes auditivos dentro da estrutura de atendimento de saúde.
Palavras-chave: Educação médica
Aprendizagem basedada em problemas
Saúde da criança
Saúde da mulher
Saúde do adulto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Unidade educacional: interação ensino serviços comunidade: habilidades e atitudes: extensão (IESC-HA-EXT404): manual do estudante e do instrutor. Brasília: FEPECS, 2024. 56 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1440
Data do documento: 20-jan-2024
Aparece nas coleções:Módulos 2021 - 2025

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NORMALIZADO Manual HA - IESC - 2024.pdf
  Restricted Access
MODULO_projetodeextensao_404estudanteinstrutor1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.