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Tipo: Dissertação
Título: Saúde mental na gestação e puerpério: proposta pedagógica de intervenção em uma unidade básica de saúde do Distrito Federal
Autor(es): Passos, Juliana de Andrade
Primeiro Orientador: Arrais, Alessandra da Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Ângela Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de
Resumo: Introdução: Estudos científicos veem demonstrando um crescimento significativo das taxas de incidência e prevalência de sofrimento psíquico/ transtornos psiquiátricos em gestantes e puérperas no Brasil. No entanto, percebe-se que os processos de trabalho voltados para a gestação e puerpério na Atenção Primária à Saúde (APS) do Distrito Federal ainda estão pautados pelo foco em sinais e sintomas físicos/clínicos, privilegiando o modelo biomédico em detrimento do biopsicossocial. Objetivos: A presente pesquisa objetiva compreender as percepções de profissionais de saúde, gestantes e puérperas da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vicente Pires acerca da saúde mental no ciclo gravídico-puerperal, visando implementar proposta de intervenção para a qualificação do cuidado em saúde mental no decorrer do acompanhamento pré-natal e pós-parto ofertado na referida UBS. Métodos: Baseia-se no delineamento metodológico da Pesquisa-Ação, de natureza aplicada, e objetivos exploratórios e descritivo-explicativos, utilizando, como procedimentos de coleta, entrevistas semi-estruturadas e observação participante. Participaram da pesquisa 16 profissionais de saúde e 18 usuárias da referida UBS, distribuídas entre 14 gestantes e 4 puérperas. Para a análise e interpretação dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Resultados e Discussão: Os resultados apontaram para representações estigmatizadas sobre saúde mental; foco das ações de pré-natal e pós-parto ancoradas na dimensão clínica/física/biológica; abordagens ao sofrimento psíquico e/ou vulnerabilidade psicossocial inadequadas do ponto de vista teórico-técnico em saúde; escassez de espaços de cuidado em saúde mental no ciclo gravídico-puerperal apesar da demanda por parte das gestantes e puérperas; excesso de encaminhamentos para serviços especializados; desafios inerentes aos processos de trabalho da UBS e barreiras de acesso à atenção pré-natal e pós-parto de qualidade no SUS. A partir dos resultados e do diagnóstico realizado na UBS, foi implementada proposta pedagógica de intervenção – oficina de sensibilização e instrumentalização – como uma estratégia potente para disparar reflexões e transformações sobre as práticas de assistência pré-natal e pós-parto na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Considerações Finais: Sugerem-se novos estudos na área e maior investimento em processos de formação, educação permanente e aprimoramento de fluxos assistenciais voltados para a saúde mental de gestantes e puérperas na Atenção Primária à Saúde.
Abstract: Introduction: Scientific studies have shown a significant increase in the incidence and prevalence rates of psychological suffering / psychiatric disorders in pregnant and postpartum women in Brazil. However, it can be seen that the work processes developed for gestational and puerperal care in the Primary Health of the Federal District are still focused on physical / clinical signs and symptoms, privileging the biomedical model in prejudice of the biopsychosocial. Objectives: The present research aims to understand the perceptions of health professionals, pregnant and postpartum women of the Basic Health Unit of Vicente Pires about mental health in the pregnancy-puerperal cycle, in order to implement an interventional proposal for the qualification of mental health care during the prenatal and postpartum follow-up care offered at this health unit. Methods: It is based on the methodological design of Action-Research, of an applied nature and descriptive-explanatory objectives, using, as collection procedures, semi-structured interviews and participant observation. Sixteen health professionals and 18 women participated in the study, distributed among 14 pregnant and 4 puerperal women. For the analysis and interpretation of the data, the Content Analysis was used. Results and Discussion: The results pointed to stigmatized representations on mental health; focus of prenatal and postpartum actions in the clinical/physical/biological dimension; approaches to psychological suffering and/or psychosocial vulnerability that are inadequate from the theoretical-technical point of view in health studies; shortage of mental health care spaces in the pregnancy-puerperal cycle, despite the demand of the pregnant and puerperal women; excessive referrals to specialized services; inherent challenges in the work processes of the health unit, and barriers to access prenatal and postpartum quality care in Brazilian public health system. Based on the results and the diagnosis made at the unit, a pedagogical intervention proposal was implemented – a sensitization and instrumentation workshop – as a powerful strategy to trigger reflections and transformations on prenatal and postpartum care practices in the public health system of Federal District. Final Considerations: New studies in the area, greater investment in training and permanent education, and improvement of mental health care flows for pregnant and puerperal women in Primary Health Care are suggested.
Palavras-chave: Gravidez
Períodos pós-parto
Saúde materna
Saúde mental
Estresse psicológico
Vulnerabilidade social
Atenção primária à saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Departamento: Gerência do Curso de Mestrado e Doutorado
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde
Citação: PASSOS, J. A. Saúde mental na gestação e puerpério: proposta pedagógica de intervensão em uma unidade básica de saúde do Distrito Federal. 2018. 91p. Dissertação (Mestrado - apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde), Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1520
Data do documento: 13-dez-2018
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