Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1549
Tipo: Dissertação
Título: Análise do aceso das gestantes residente na RIDE-DF às maternidade públicas
Autor(es): Silva, Karina Vieira da
Primeiro Orientador: Gottems, Leila Bernarda Donato
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Levy Aniceto
metadata.dc.contributor.referee2: Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Resumo: A redução da morbimortalidade materna e infantil tem sido um desafio nacional e também para os gestores e profissionais de saúde da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE-DF) na busca por estratégias para qualificar o atendimento e melhorar o acesso das gestantes da região. Essa dificuldade se intensifica em um território com características díspares nos aspectos econômicos, sociais, políticos e extrema desigualdade na oferta de serviços de saúde. A proposição de uma estratégia de organização de fluxos assistenciais pela Secretaria de Estado da Saúde do DF, a partir de 2011, constitui-se em objeto deste estudo, que teve como objetivos: analisar se a implantação da política de atenção materno e infantil modificou o acesso de gestantes residentes na RIDE-DF às maternidades públicas da região, a partir do exame do fluxo de internações das gestantes para o parto; demonstrar por meio de mapas de georreferenciamento os fluxos previstos pelos Planos de Ação da Rede Cegonha dos estados de Goiás, Minas Gerais e DF, bem como os fluxos das gestantes residentes na RIDE-DF antes (2011) e depois (2014) da implantação da Rede Cegonha, e; analisar se o acesso das gestantes às maternidades da região mudou e se está de acordo com as normas pertinente. Método: pesquisa descritiva e exploratória com utilização de métodos mistos de abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa. Combinaram-se técnicas de análise documental das normas estaduais e federais concernentes à Rede Materna e Infantil no Brasil e à sua implantação na RIDE-DF; análise estatística simplificada dos dados secundários sobre a produção nas maternidades do DF; elaboração de mapas por meio de georreferenciamento para demonstração dos fluxos, considerando os anos 2011 e 2014. Resultados: o ordenamento de fluxos para a assistência ao parto foi implantada na RIDE-DF de forma inovadora, extrapolando os limites geográficos dos dois estados integrantes e DF como condição para a implementação das ações. Para além dos esforços de qualificar a atenção prestada, houve um aumento na demanda às maternidades do DF por residentes na RIDE-DF em 42%, totalizando acréscimo de 2.830 partos no período considerado. A região do Entorno Sul foi identificada como a mais dependente, responsável por 60% dos encaminhamentos às maternidades do DF. Entre os municípios, 68% alteraram o fluxo de encaminhamento para o DF, e 72% dos fluxos dos municípios da RIDE-DF estão adequados, segundo os critérios estabelecidos nas normas vigentes. Conclusão: houve avanços na implantação de uma política integrada nesse território, na medida em que, a partir da organização dos fluxos das gestantes que residem na RIDE-DF, modificou o acesso às maternidades públicas do DF, diminuindo a peregrinação por um leito em uma maternidade no momento do parto. Contudo, aumentou a sobrecarga no sistema de saúde do DF, o que sinaliza para a necessidade de instrumentos formais bilaterais, fruto de pactuação interfederativa, investimentos na região e maior corresponsabilidade e protagonismo dos municípios, na superação dos vazios assistenciais.
Abstract: The reduction of maternal and child morbidity and mortality has been a national challenge and also to the managers and health professionals of the RIDE-DF – Integrated Region of Development of Federal District and Adjacencies in the search for strategies to qualify the care and improve the access of pregnant women in the region.This difficulty is intensified in a territory with disparate characteristics in the economic, social, political aspects and extreme inequality in the provision of health services.The proposition of a strategy for the organization of care flows by the State Health Secretariat of DF, from 2011, constitutes the object of this study, which had as objectives: to analyze if the implementation of the maternal and child care policy modified the access of pregnant women resident in RIDE-DF to public maternities of the region, from the examination of the flow of admissions of pregnant women for delivery; to demonstrate by means of maps of georeferencing flows envisaged by the Action Plans of the Network Stork of the states of Goiás, Minas Gerais and DF, as well as flows of pregnant women residing in RIDE-DF before (2011) and after (2014) of the deployment of Rede Cegonha (Network Stork), and; to analyze if the access of pregnant women to maternity hospitals of the region has changed and if it is in accordance with the relevant standards. Methods: descriptive and exploratory research using mixed methods of qualitative and quantitative research approaches. The following techniques were combined: documentary analysis of the state and federal standards regarding Maternal and Child Network in Brazil and its deployment in RIDE-DF; simplified statistical analysis of secondary data about production in the maternities of DF; preparation of maps by means of georeferencing to statement of cash flows, considering the years 2011 and 2014. Results: the spatial planning of flows for delivery care was implanted in RIDE-DF in an innovative way, extrapolating the geographical limits of the two states members and DF as a condition for the implementation of these actions. In addition to the efforts to qualify the attention given, there was an increase in the demand to maternity hospitals in DF by residents in RIDE-DF in 42%, totaling increase of 2,830 births in the period considered. The Surrounding South was identified as the most dependent region, responsible for 60% of the referrals to maternity hospitals of the DF. Among the municipalities, 68% have changed the flow of forwarding to the DF, and 72% of the flows of the municipalities of RIDE-DF are appropriate, according to the criteria set out in the existing rules. Conclusion: There have been advances in the deployment of an integrated policy in that territory, in so far as, from the organization of the flows of the pregnant women residing in RIDE-DF, the access to public maternities of the DF was modified, decreasing the pilgrimage for a bed in a maternity at the moment of birth.However, the overload on the health system of DFincreased, which signalizes the need for bilateralformal instruments, result of inter-federate pact, investments in the region and greater responsibility and role of municipalities, in overcoming the lack of assistance.
Palavras-chave: Rede Cegonha
RIDE-DF
Acesso aos serviços de saúde
Regionalização
Mapeamento geográfico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Departamento: Gerência do Curso de Mestrado e Doutorado
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde
Citação: SILVA, A. K. V. Análise do acesso de gestantes residentes na RIDE-DF às maternidades políticas do DF. 2016. 78 p. Dissertação (Mestrado - apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde), Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2016
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1549
Data do documento: 1-abr-2016
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