Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Luiz Guilherme Loivos-
dc.creatorMontandon, Fabiana Maria-
dc.creatorCarneiro, Ana Maria Oliveira-
dc.creatorRocha, Gislaine Ribeiro Margon da-
dc.creatorJacobsin, Marcella Moreira-
dc.date.accessioned2025-10-02T19:57:27Z-
dc.date.available2025-10-05-
dc.date.available2025-10-02T19:57:27Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationAZEVEDO, L. G. L. et al. Domínio afetivo: requisito para o desenvolvimento de competências para o trabalho. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v.7, n.4, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/979. Acesso em: 02 out. 2025.pt_BR
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1567-
dc.description.abstractThis text aims to present reflections on the pedagogical practice developed in the technical course on oral health at the Technical Health School of Brasília – ETESB. The affective domain refers to the attitudes, emotions and interest that result from the learning process. The domain of socio-emotional skills plays an important role in the development of skills for work. In order to investigate the influences of affective variables on course students, a questionnaire was applied to capture self-perception, as well as the perception of each student by their peers after carrying out a project to train multipliers in oral health carried out in group. It was noticed that, although the students considered teamwork as an opportunity to learn and develop knowing how to be and how to act, some still took isolated positions, apart from other group colleagues. The early identification of failures in the development of the affective domain, by the school, is of paramount importance to correct the possible interaction difficulties of the oral health technician, who will often be included in a multidisciplinary team.pt_BR
dc.description.resumoEste texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre a prática pedagógica desenvolvida no curso técnico de saúde bucal da Escola Técnica de Saúde de Brasília –ETESB. O domínio afetivo se refere às atitudes, às emoções e ao interesse que resultam do processo de aprendizagem. O domínio de competências socioemocionais tem papel relevante no desenvolvimento de competências para o trabalho. Com o intuito de investigar as influências das variáveis afetivas em estudantes do curso, foi aplicado questionário com objetivo de captar a autopercepção, bem como a percepção de cada estudante por seus pares após a realização de um projeto de formação de multiplicadores em saúde bucal realizado em grupo. Percebeu-se que, embora os estudantes tenham considerado a convivência em equipe como uma oportunidade para aprender e desenvolver o saber ser e saber agir, alguns ainda assumiram posturas isoladas, apartados dos demais colegas de grupo. A identificação precoce das falhas no desenvolvimento do domínio afetivo, por parte da escola, é de suma importância para corrigir as possíveis dificuldades de interação do técnico em saúde bucal que será, muitas vezes, inserido em uma equipe multidisciplinar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsSEEDFpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Com Censu: Estudos Educacionais do Distrito Federalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDomínio afetivopt_BR
dc.subjectEquipe multidisciplinarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.subjectEscola Técnica de Saúde de Brasília - ETESBpt_BR
dc.subjectTrabalho em equipept_BR
dc.subjectSaber serpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleDomínio afetivo: requisito para o desenvolvimento de competências para o trabalhopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
979-Texto do Trabalho-4396-2-10-20201210.pdfARTIGO_dominioefetivo_luizguilherme902,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.