Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Ana Maria de Oliveira-
dc.creatorCardoso, Benhur Machado-
dc.creatorMiranda, Maria Aureni de Lavor-
dc.creatorMoura, Ana Socorro-
dc.creatorSant'Ana, Geisa-
dc.creatorMoura, Ludmila Caetano de-
dc.date.accessioned2025-10-03T20:39:35Z-
dc.date.available2025-10-07-
dc.date.available2025-10-03T20:39:35Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationCARNEIRO, A. M. O. A pesquisa como alicerce na formação técnica em saúde. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v.7, n.4, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/986. Acesso em: 03 out. 2025.pt_BR
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1573-
dc.description.abstractAbstract: Research plays a fundamental role in the teaching and learning process. Throughout the school trajectory, it is necessary as it privileges the production of student autonomy and offers space for the production of knowledge. This study aims to discuss the use of research as a driving force in the teaching and learning process about oral cancer, describing the didactic strategies used in the Oral Health Technician training course. This is an experience report of teachers from the Technical School of Health of Brasília (ETESB), in the application of two active pedagogical strategies: study group for initiation to scientific research and production of educational videos. Research and knowledge construction contribute to a more dynamic school space. The need for pedagogical practices that qualify the educational process brings reflections and concerns about what it is possible to offer the student, in addition to ready-made classes and closed content on topics that encompass the dynamics of health and the complexity of life. To train students capable of seeking knowledge and knowing how to apply it is to invest in a proposal that favors autonomy and brings tranquility of “duty accomplished‟, until another challenge appears.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Ao longo da trajetória escolar ela se faz necessária visto que privilegia a produção da autonomia do estudante e oferece espaço para a produção do conhecimento. Este estudo tem por objetivo discorrer acerca do emprego da pesquisa como eixo condutor do processo de ensino e aprendizagem sobre o câncer de boca, descrevendo as estratégias didáticas utilizadas no curso de formação de Técnico em Saúde Bucal. Trata-se de relato de experiência de professores da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), na aplicação de duas estratégias pedagógicas ativas: grupo de estudo para iniciação à pesquisa científica e produção de vídeos educativos. A pesquisa e a construção do conhecimento contribuem para um espaço escolar mais dinâmico. A necessidade de práticas pedagógicas que qualifiquem o processo educativo traz reflexões e inquietações sobre o que é possível oferecer ao estudante, além de aulas prontas e conteúdos fechados sobre temas que abarcam a dinamicidade da saúde e a complexidade da vida. Formar estudantes capazes de buscar conhecimentos e de saber aplicá-los é investir numa proposta que favorece a autonomia e que traz tranquilidade de “dever cumprido‟, até que outro desafio apareça.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsSEEDFpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Com Censu: Estudos Educacionais do Distrito Federalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEducação profissionalizantept_BR
dc.subjectAprendizagem contextualizadapt_BR
dc.subjectAtividades de pesquisapt_BR
dc.subjectVídeo e filme educacionalpt_BR
dc.subjectEscola Técnica de Saúde de Brasília - ETESBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.titleA pesquisa como alicerce na formação técnica em saúdept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
986-Texto do Trabalho-4402-1-10-20201204.pdfARTIGO_apesquisacomoalicerce_anamariacarneiro200,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.