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Tipo: Artigo de Periódico
Título: População em situação de rua: projeto multiplicador em saúde bucal
Autor(es): Predes, Marcela Araújo
Nascimento, Michael Anderson Aguiar do
Gama, Samuel de Sousa
Santos, Daiane Silva dos
Cruz, Amanda Eduarda Rosa Siqueira da
Carneiro, Ana Maria de Oliveira
Azevedo, Luiz Guilherme Loivos de
Resumo: O presente trabalho descreve a experiência de um grupo de estudantes do curso Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica de Saúde de Brasília, no desenvolvimento de ações voltadas para formação de agentes multiplicadores em saúde bucal. Com a intenção de beneficiar pessoas em situação de rua que foram resgatadas, encaminhadas e internadas na Instituição Vinde Vida, foram realizadas atividades educativas para incentivar adoção de hábitos saudáveis. Por meio de atividades lúdicas, músicas, vídeos, atividades escritas, palestras e mesas demonstrativas, criou-se um ambiente favorável ao diálogo e reflexão sobre os temas abordados. Foi possível, também, desenvolver higiene bucal supervisionada. Mesmo com alguns obstáculos, no decorrer da execução do projeto, o trabalho concluiu-se com êxito. A educação em saúde colabora de maneira significativa para aqueles que buscam reestabelecer sua autonomia e dignidade humana. Todas as pessoas, estando elas em qualquer que seja a situação, têm direito a uma chance de se reerguerem e o Estado tem o dever de ajudá-las. De certa forma, o projeto buscou conscientizar de que a saúde é primordial para um recomeço.
Abstract: This paper describes the experience of a group of students from the Technical Course in Oral Health at the Technical School of Health in Brasília, in the development of actions aimed at training multiplier agents in oral health. With the intention of benefiting homeless people who were rescued, referred and admitted to the Vinde Vida Institution, educational activities were carried out to encourage the adoption of healthy habits. Through playful activities, music, videos, written activities, lectures and demonstration tables, a favorable environment for dialogue and reflection on the topics covered was created. It was also possible to develop supervised oral hygiene. Even with some obstacles, during the execution of the project, the work was completed successfully. Health education contributes significantly to those who seek to reestablish their autonomy and human dignity. All people, whatever their situation, are entitled to a chance to get back on their feet and the State has a duty to help them. In a way, the project sought to raise awareness that health is essential for a fresh start.
Palavras-chave: Educação em saúde
Pessoas em situação de rua
Saúde bucal
Escola Técnica de Saúde de Brasília - ETESB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Sigla da Instituição: SEEDF
Citação: PREDES, M. A. et al. População em situação de rua: projeto multiplicador em saúde bucal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v.7, n. 4, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/985. Acesso em: 03 out. 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1574
Data do documento: 4-dez-2020
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