Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/317
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Escola Superior de Ciências da Saúde | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-04T20:12:52Z | - |
dc.date.available | 2023-04-15 | - |
dc.date.available | 2023-04-04T20:12:52Z | - |
dc.date.issued | 2005-05 | - |
dc.identifier.citation | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Unidade educacional habilidades e atitudes. Brasília: FEPECS, 2005. 26 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/317 | - |
dc.description.resumo | A obtenção de história clínica e de exame físico apropriados, assim como a análise dos dados, requer do examinador a correlação e a integração ampla de conhecimentos, incluindo anatomia, fisiologia, patologia, epidemiologia e semiologia, história natural das doenças etc., reforçando a razão da adoção, a promoção da interdisciplinaridade e a interação básico-clínica como estratégia de aprendizagem do curso. A sofisticada evolução científica e tecnológica da medicina tem impulsionado a educação médica para uma excessiva valorização da biologia humana e das ciências físicas, limitando cada vez mais o espaço para a abordagem dos conteúdos humanísticos. Apesar do incontestável valor dos recursos tecnológicos, com exames complementares, tanto laboratoriais como radiológicos ultrassofisticados, estes não devem sobrepujar o exame clínico, restringindo o exercício profissional a uma prática dependente de equipamentos. A fascinação pela tecnologia não pode interferir na relação médico-paciente, não deve criar uma relação impessoal e jamais passar a impressão de que o uso indiscriminado desses aprimoramentos pode superar o saber médico. Considerando a sobrecarga de informações e o dinamismo dos conhecimentos teóricos e técnicos, torna-se indispensável que o estudante seja treinado quanto ao acesso à informação médica e ao desenvolvimento de técnicas de leitura crítica. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Semiologia | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Exames médicos | pt_BR |
dc.subject | Procedimento médico | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
dc.title | Unidade educacional habilidades e atitudes | pt_BR |
dc.title.alternative | Habilidades e atitudes | pt_BR |
dc.type | Módulo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Módulos 2001 - 2005 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
H.A. 2ª Série 2005.pdf Restricted Access | MODULOS_ESCS_MED_habilidadeseatitudes | 421,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.