Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-04-04T20:12:52Z-
dc.date.available2023-04-15-
dc.date.available2023-04-04T20:12:52Z-
dc.date.issued2005-05-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Unidade educacional habilidades e atitudes. Brasília: FEPECS, 2005. 26 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/317-
dc.description.resumoA obtenção de história clínica e de exame físico apropriados, assim como a análise dos dados, requer do examinador a correlação e a integração ampla de conhecimentos, incluindo anatomia, fisiologia, patologia, epidemiologia e semiologia, história natural das doenças etc., reforçando a razão da adoção, a promoção da interdisciplinaridade e a interação básico-clínica como estratégia de aprendizagem do curso. A sofisticada evolução científica e tecnológica da medicina tem impulsionado a educação médica para uma excessiva valorização da biologia humana e das ciências físicas, limitando cada vez mais o espaço para a abordagem dos conteúdos humanísticos. Apesar do incontestável valor dos recursos tecnológicos, com exames complementares, tanto laboratoriais como radiológicos ultrassofisticados, estes não devem sobrepujar o exame clínico, restringindo o exercício profissional a uma prática dependente de equipamentos. A fascinação pela tecnologia não pode interferir na relação médico-paciente, não deve criar uma relação impessoal e jamais passar a impressão de que o uso indiscriminado desses aprimoramentos pode superar o saber médico. Considerando a sobrecarga de informações e o dinamismo dos conhecimentos teóricos e técnicos, torna-se indispensável que o estudante seja treinado quanto ao acesso à informação médica e ao desenvolvimento de técnicas de leitura crítica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectSemiologiapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectExames médicospt_BR
dc.subjectProcedimento médicopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleUnidade educacional habilidades e atitudespt_BR
dc.title.alternativeHabilidades e atitudespt_BR
dc.typeMódulopt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2001 - 2005

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
H.A. 2ª Série 2005.pdf
  Restricted Access
MODULOS_ESCS_MED_habilidadeseatitudes421,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.