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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/441
Tipo: | Módulo |
Título: | Nascimento crescimento e desenvolvimento: módulo 201: manual do estudante |
Título(s) alternativo(s): | Módulo 201: nascimento crescimento e desenvolvimento: manual do estudante |
Autor(es): | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Resumo: | As rápidas e intensas modificações, consequências naturais do processo de crescimento e desenvolvimento e a dependência de cuidados alheios fazem esse grupo etário articularmente vulnerável diante de agravos de qualquer espécie. Por esses motivos, os dados de mortalidade na infância, particularmente em menores de 5 anos, têm sido utilizados como indicadores das condições de saúde, assistência e qualidade de vida a que uma comunidade está acometida. O coeficiente de mortalidade infantil preconizado pela Organização das Nações Unidas em crianças menores de 5 anos é igual ou inferior a 30 / 1000 nascidos vivos. O coeficiente Brasileiro, de 2000 a 2004 declinou de 30,37 para 26,85, graças aos avanços biotecnológicos, às ações básicas de saúde, à melhoria da alimentação e ao saneamento básico. Mas as diferenças regionais continuam gritantes, com variações nas taxas de mortalidade de 41,27 na região nordeste a 17,53 na região sul . Em contrapartida, a mortalidade entre os jovens é alta. Em 2004, 69,55% das mortes em jovens entre 10 e 19 anos foram por causas externas, principalmente homicídios e acidentes de transporte. Considerando que o público infanto-juvenil é o futuro da nação, este deveria ser o grupo populacional a receber os maiores investimentos em serviços públicos básicos, educação e saúde. A especialidade médica “Pediatria” surgiu há mais de um século em resposta à conscientização de que os problemas de saúde da criança diferem daqueles do adulto e de que as respostas às doenças e ao estresse são variáveis com a idade. A pediatria tem como interesse a saúde dos recém-nascidos, crianças e adolescentes, seu crescimento e desenvolvimento e suas oportunidades para alcançar o pleno potencial como adultos. A puericultura, ou “a ciência de elevar higienicamente e fisiologicamente” a criança surgiu em 1865, a partir de um Manual publicado na França por Caron, que preconizava que doenças poderiam ser evitadas se as mães fossem orientadas a alimentar e cuidar corretamente de seus filhos. A rigor, pode ser aplicada desde a gestação, nas consultas de pré-natal, acompanhando o crescimento e desenvolvimento fetais. E eis o nosso módulo convidando a todos para uma imersão na fisiologia do desenvolvimento físico e neuropsicomotor do ser humano em todas as suas etapas, do crescimento intrauterino ao amadurecimento puberal, perpassando pelo sistema endócrino. |
Palavras-chave: | Pediatria Desenvolvimento humano Crescimento Estudante |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Nascimento crescimento e desenvolvimento: módulo 201: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2008. 35 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/441 |
Data do documento: | jan-2008 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2006 - 2010 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Mod 201 Estudante.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_nascimentocrescimentoedesenvolvimentohumano201est | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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