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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/474
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | Escola Superior de Ciências da Saúde | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T18:36:37Z | - |
dc.date.available | 2023-06-15 | - |
dc.date.available | 2023-06-14T18:36:37Z | - |
dc.date.issued | 2009-01 | - |
dc.identifier.citation | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino-serviços-comunidade III. Brasília: FEPECS, 2009. 19 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/474 | - |
dc.description.resumo | Na Unidade Educacional Interação Ensino-Serviços-Comunidade – IESC da 3ª série será proporcionado aos estudantes uma nova reaproximação com a realidade de saúde da comunidade. Essa aproximação tem como propósito instrumentalizar os estudantes para um exame das condições de saúde da população local, compreender como os aspectos individuais e coletivos concorrem para a determinação das condições de saúde/doença, levantar junto à comunidade e ao serviço os problemas e estratégias de solução. Nesse percurso utilizaremos a metodologia da problematização, desenvolvendo etapas que seguem uma sequência flexível com forma de arco – denominado de Método do Arco, idealizado por Charles Maguerez (Anexo I). A primeira etapa é constituída dos seguintes passos: 1) exame dos relatórios da turma anterior, desde o diagnóstico até o trabalho final, incluindo a intervenção, 2) leitura dos portifólios dos estudantes, sobre as atividades realizadas na área de abrangência nas séries anteriores – 1º e 2º série, 3) construção de um roteiro do grupo sobre as lacunas de conhecimento da realidade local ainda não respondidos pelos documentos acima, 4) aplicação do roteiro. A segunda etapa caracteriza-se pela identificação de problemas de saúde e dos postos-chaves junto ao Centro de Saúde e/ou sua área de abrangência. Os pontos chaves são elementos que se associam ao problema que se pretende estudar. A terceira etapa é a teorização, quando então, os estudantes farão uma proposta de investigação científica. Na quarta etapa ocorre a elaboração das hipóteses de solução do problema identificado e, na última, o retorno à realidade quando os estudantes poderão aplicar as estratégias elaboradas na etapa anterior. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Relação médico-paciente | pt_BR |
dc.subject | Comunicação em medicina | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
dc.title | Interação ensino – serviços – comunidade III | pt_BR |
dc.title.alternative | IESC - interação ensino – serviços – comunidade III | pt_BR |
dc.type | Módulo | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino superior | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Módulos 2006 - 2010 |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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IESC III.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_interacaoensinoservicocomunidade3 | 174,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir Request a copy |
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