Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/476
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Escola Superior de Ciências da Saúde | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T18:40:17Z | - |
dc.date.available | 2023-06-15 | - |
dc.date.available | 2023-06-14T18:40:17Z | - |
dc.date.issued | 2009-02 | - |
dc.identifier.citation | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Concepção e formação do ser humano: módulo 102: manual do estudante.. Brasília: FEPECS, 2009. 36 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/476 | - |
dc.description.resumo | Porque iniciar um curso de medicina com o estudo da concepção e formação do ser humano? O modelo adotado na ESCS para construção da grade curricular segue a lógica do ciclo da vida, que se inicia na concepção. O assunto é amplo, interessante, recheado de aspectos ético, filosófico e alvo de avanço técnico muito intenso. Importantes questões ligadas à procriação permanecem refletidas na busca crescente de técnicas avançadas de reprodução assistida. A concepção é fundamental, como requisito à perpetuação da espécie humana, garantida como componente do direito individual, mas é influenciada pela crescente pressão sobre os desequilíbrios ecológicos e econômicos, gerados pela superpopulação, especialmente em países pobres. A pluripotencialidade para organogênese, característica de células tronco forneceu um novo alento à questão do tratamento de doenças até então incuráveis, como a paralisia. O sequenciamento completo do genoma da espécie humana abriu perspectivas até poucos anos inimagináveis para a compreensão do controle do desenvolvimento embrionário. O Módulo Temático Concepção e Formação do Ser Humano traz como proposta conduzir o estudante ao raciocínio sobre o início do ciclo da vida, levando em consideração os aspectos psicossociais, as ações de saúde preventiva e aspectos bioéticos. Os assuntos serão abordados através dos grupos tutoriais, conferências e atividades práticas explicitados neste manual, visando dar base para aplicação nos diversos módulos temáticos que se seguirão e durante todo o curso de medicina. O manual traz o conteúdo e os objetivos a serem alcançados e detalhes sobre o processo de construção do conhecimento, sempre baseados nas referências taxonômicas por hierarquia e dentro da metodologia PBL. Abordaremos a morfologia dos componentes citoplasmáticos e nucleares das células, os aparelhos reprodutores masculinos e femininos (anatomia e embriologia) e a fisiologia. Na formação e diferenciação do zigoto em um ser pluricelular será dada ênfase aos sistemas de orientação e controle da proliferação e diferenciação, bem como na gametogênese, embriogênese e fases do desenvolvimento fetal. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Concepção | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject | Embriologia | pt_BR |
dc.subject | Genética | pt_BR |
dc.subject | Gametogênese | pt_BR |
dc.subject | Fertilização | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
dc.title | Concepção e formação do ser humano: módulo 102: manual do estudante | pt_BR |
dc.title.alternative | Módulo 102: concepção e formação do ser humano: manual do estudante | pt_BR |
dc.type | Módulo | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino superior | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Módulos 2006 - 2010 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mod 102 estudante 2009.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_concepcaoefornacaodoserhumano | 579,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.