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dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-09-29T18:27:45Z-
dc.date.available2023-09-30-
dc.date.available2023-09-29T18:27:45Z-
dc.date.issued2017-02-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Percepção, consciência e emoção: módulo 202: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2017. 29 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/720-
dc.description.resumoNa década de trinta, o neurocientista sir Charles Scott Sherrington, da University of Oxford, propôs o que viria a se tornar uma descrição clássica do sistema nervoso em funcionamento. Ele imaginou pontos de luz sinalizando a atividade dos neurônios e suas sinapses. Segundo Sherrington, durante o sono profundo somente umas poucas áreas remotas do cérebro brilhariam, dando ao órgão a aparência de um céu de noite estrelada. Mas ao acordar, “é como se a Via Láctea iniciasse uma verdadeira dança cósmica... rapidamente a massa encefálica se transforma num tear encantado, onde milhões de agulhas cintilantes tecem um padrão dissolúvel–, mas nunca durável; uma verdadeira harmonia de padrões secundários alternantes.” Embora Sherrington não tenha percebido à época, sua metáfora poética continha um conceito científico importante, ou seja, expressava a fisiologia do sistema nervoso. A compreensão de como o tecido nervoso age, como ocorre a percepção de estímulos auditivos, sonoros, químicos, somáticos e nocivos e a partir desses são gerados pensamentos, emoções, comportamentos como resposta, permanece como um tema intrigante da neurociência no sentido amplo, principalmente porque os cientistas não podem ver a maquinaria neuronal em ação. O procedimento padrão que investiga um ou dois neurônios com eletrodos revela apenas fragmentos de um todo, um quebra-cabeça complexo, e incompleto. Assim, o sucesso em observar a comunicação entre os neurônios permite deduzir como os circuitos cerebrais se formam, morrem, sofrem neuroplasticidade e funcionam. Este conceito fascinante tem inspirado neurocientistas até hoje na busca de novos conhecimentos e de tornar real a visão poética de Sherrington.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectSistemas sensoriaispt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titlePercepção, consciência e emoção: módulo 202: manual do tutorpt_BR
dc.title.alternativeMódulo 202: percepção, consciência e emoção: manual do tutorpt_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2016 - 2020

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