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dc.contributor.advisor1Zaramella, Claudia Regina (org.)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Paulo Roberto (colab.)pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Santos, Wilton Silva dos (colab.)pt_BR
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2024-04-02T17:19:21Z-
dc.date.available2024-04-05-
dc.date.available2024-04-02T17:19:21Z-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Manual de avaliação do curso de medicina da ESCS. Brasília: FEPECS/ESCS, 2024. 51 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/880-
dc.description.resumoOs cursos de medicina e enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) foram criados em 2001 e 2006, respectivamente, no âmbito da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). A estrutura e o desenvolvimento do currículo do curso de medicina estão fundamentados em três programas educacionais: módulos temáticos (MT), habilidades e atitudes (HA) e interação ensino-serviços-comunidade (IESC). Enquanto o curso de graduação em enfermagem está estruturado em dois programas: módulos temáticos (MT) e habilidades profissionais em enfermagem (HPE). Aprendizagem baseada em problema, realizada em pequenos grupos e o ensino em centrado no estudante são as principais estratégias de ensino-aprendizagem adotadas pela escola. O projeto pedagógico dos cursos estabelece o perfil do profissional de conclusão, traduzido pela formação de um profissional capaz de atuar de forma eficiente, crítica e reflexiva nos diferentes níveis de atenção à saúde individual e coletiva, objetivando a resolução dos problemas mais comuns da sociedade e considerando os princípios éticos, morais e humanísticos demandados pelo exercício profissional em saúde. A integração curricular é promovida mediante inserção precoce dos alunos nos campos de exercício profissional, com atividades práticas junto à comunidade previstas desde o primeiro ano. Essa experiência clínica precoce possibilita a orientação do currículo para o contexto social das práticas, fortalecendo tanto o aprendizado cognitivo e psicomotor, quanto o aprendizado afetivo dos estudantes. Os processos educacionais e o desempenho dos estudantes são aferidos mediante um sistema de avaliação, que coleta informações de todos os programas educacionais, nos diferentes ciclos de aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAvaliação de cursopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleManual de avaliação do curso de medicina da ESCSpt_BR
dc.typeManualpt_BR
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