Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/prefix/146
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Menezes, Kátia Rodrigues | - |
dc.creator | Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-08T18:07:23Z | - |
dc.date.available | 2020-06-13 | - |
dc.date.available | 2020-07-08T18:07:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-24 | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, K. R.; NOVAES, M. R. C. G. Formação pedagógica de professores de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Comunicação em Ciências da Saúde, [S. l.], v. 29, n. 04, 2019. DOI: 10.51723/ccs.v29i04.336. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/336. Acesso em: 7 ago. 2024. | pt_BR |
dc.citation.volume | 29 | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.identifier.doi | DOI: https://doi.org/10.51723/ccs.v29i04.336 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/146 | - |
dc.description.abstract | Objective: To describe how the process of pedagogical training of teachers working in undergraduate nursing courses occurs. Method: Integrative literature review from 2005 to 2016, following the PVO model (Participants, Variables and Outcomes ‑ outcomes). The search took place in the Virtual Health Library in databases: LILACS, MEDLINE and BDENF using the keywords “Teacher”, “Nursing” and “Training” and the key word “Training”. Results: 31 articles were selected, predominantly written in English (93.5%), 6.5% written in Portuguese and none in Spanish. Regarding the training modality, 74.2% (n = 23) addressed the in‑service training of teachers; 22.58% (n = 07) treated the initial training and 3.22% (n = 01) referred to the two modalities.Conclusion: The in‑service training stands using strategies that can become effective to the extent that they develop in the workplace and can generate meaningful learning and reflection on teaching practice. | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: Descrever como ocorre o processo da formação pedagógica de professores que atuam nos cursos de graduação em enfermagem. Método: Revisão integrativa da literatura no período de 2005 a 2016, seguindo o modelo PVO (Participantes, Variáveis e Outcomes - desfechos). A busca aconteceu na Biblioteca Virtual de Saúde nas bases de dados: LILACS, MEDLINE e BDENF utilizando os descritores “Docente”, “Enfermagem” e “Capacitação” e a palavra chave “Formação”. Resultados: Foram selecionados 31 artigos, predominantemente escritos em inglês (93,5%), 6,5% escritos em português e nenhum em espanhol. Quanto à modalidade de formação, 74,2% (n= 23) abordavam a formação em serviço dos docentes; 22,58% (n= 07) tratavam da formação inicial e 3,22% (n= 01) referia‑se às duas modalidades. Conclusão: A formação em serviço se destaca utilizando estratégias que podem se tornar eficazes na medida em que se desenvolvem no mundo do trabalho, podendo gerar aprendizagem significativa e reflexão sobre a práxis docente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Comunicação em Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Docentes de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação continuada em enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Capacitação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.title | Formação pedagógica de professores de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical training of undergraduate nursing teachers: integrative literature review | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos desde que identificada a fonte e a autoria. | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
336-Texto do artigo (sem nome dos autores e vinculação institucional)-1693-1-10-20191223.pdf | ARTIGO_formacaopedagogica | 361,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.