Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/prefix/28
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Castelo Branco, Huara Paiva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0138021940405313pt_BR
dc.creatorAlmeida, Adna Seabra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4403052204583835pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-25T15:08:51Z-
dc.date.available2019-11-13-
dc.date.available2019-03-25T15:08:51Z-
dc.date.issued2018-10-31-
dc.identifier.citationALMEIDA, Adna Seabra de; CASTELO BRANCO, Huara Paiva. Utilização de simulação realística como ferramenta educacional de ensino na graduação em enfermagem – revisão integrativa. Artigo (Graduação em Enfermagem) - Secretaria de Estado de Saúde do distrito Federal, Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/28-
dc.description.resumoObjetivo: Sintetizar o referencial teórico da metodologia de simulação realística como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem em enfermagem. Metodologia: Revisão integrativa de literatura orientada pelas etapas preconizadas pelo Joanna Briggs Institute, a partir do PICO, como a metodologia de ensino simulação realística favorece a aprendizagem significativa em graduandos em enfermagem considerando os diferentes níveis de fidelidade?. A seleção dos artigos ocorreu de abril a agosto de 2018 na BVS/Bireme, PubMed, Medline, Lilacs, BDENF e Scielo. Foram incluídas 17 publicações na íntegra, entre os anos 2014 a 2018, nos idiomas português e inglês, analisadas conforme a técnica análise temática de Minayo. Resultados/Discussão: A amostra foi composta por 11 publicações descrevendo experiências em universidades estrangeiras e 6 brasileiras, com maior frequência em língua inglesa e em 2016. As publicações apontaram o impacto que a metodologia de simulação realística podem produzir, em forma de aprendizado eficiente e significativo, quando orientadas por parâmetros de planejamento e operacionalização do método. Quanto a fidelidade da simulação os artigos que apresentavam alta fidelidade, atestam que quanto mais fiel a simulação, mais perto da realidade o estudante se encontrará, porém, um dos obstáculos encontrados nos artigos foi a falta de financiamento. Conclusão: A simulação corresponde a um método eficaz por ocorrer interação entre teoria e prática, proporcionando ao estudante participação direta na construção do seu conhecimento tornando-o significativo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCoordenação do Curso de Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagem - ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleUtilização de simulação realística como ferramenta educacional de ensino na graduação em enfermagem – revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Adna Seabra de Almeida.pdfAlmeida, Adna - Graduação enfermagem526,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.