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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/prefix/28
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Castelo Branco, Huara Paiva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0138021940405313 | pt_BR |
dc.creator | Almeida, Adna Seabra de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4403052204583835 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-25T15:08:51Z | - |
dc.date.available | 2019-11-13 | - |
dc.date.available | 2019-03-25T15:08:51Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-31 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Adna Seabra de; CASTELO BRANCO, Huara Paiva. Utilização de simulação realística como ferramenta educacional de ensino na graduação em enfermagem – revisão integrativa. Artigo (Graduação em Enfermagem) - Secretaria de Estado de Saúde do distrito Federal, Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/28 | - |
dc.description.resumo | Objetivo: Sintetizar o referencial teórico da metodologia de simulação realística como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem em enfermagem. Metodologia: Revisão integrativa de literatura orientada pelas etapas preconizadas pelo Joanna Briggs Institute, a partir do PICO, como a metodologia de ensino simulação realística favorece a aprendizagem significativa em graduandos em enfermagem considerando os diferentes níveis de fidelidade?. A seleção dos artigos ocorreu de abril a agosto de 2018 na BVS/Bireme, PubMed, Medline, Lilacs, BDENF e Scielo. Foram incluídas 17 publicações na íntegra, entre os anos 2014 a 2018, nos idiomas português e inglês, analisadas conforme a técnica análise temática de Minayo. Resultados/Discussão: A amostra foi composta por 11 publicações descrevendo experiências em universidades estrangeiras e 6 brasileiras, com maior frequência em língua inglesa e em 2016. As publicações apontaram o impacto que a metodologia de simulação realística podem produzir, em forma de aprendizado eficiente e significativo, quando orientadas por parâmetros de planejamento e operacionalização do método. Quanto a fidelidade da simulação os artigos que apresentavam alta fidelidade, atestam que quanto mais fiel a simulação, mais perto da realidade o estudante se encontrará, porém, um dos obstáculos encontrados nos artigos foi a falta de financiamento. Conclusão: A simulação corresponde a um método eficaz por ocorrer interação entre teoria e prática, proporcionando ao estudante participação direta na construção do seu conhecimento tornando-o significativo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Coordenação do Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem - ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.title | Utilização de simulação realística como ferramenta educacional de ensino na graduação em enfermagem – revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Adna Seabra de Almeida.pdf | Almeida, Adna - Graduação enfermagem | 526,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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