Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1381
metadata.dc.type: | Módulo |
Título : | Habilidades e atitudes: 2024: manual do docente |
Otros títulos : | HA: 2024: manual do docente |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciência da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | O Programa Educacional de Habilidades e Atitudes (HA) integra as áreas de Semiologia e Profissionalismo. Em conjunto, reveste-se de alta relevância dentro do currículo médico. O treinamento em Habilidades e Atitudes é realizado de forma longitudinal nos quatro primeiros anos. A semiologia envolve o domínio de técnicas de entrevista para obtenção de história clínica, a destreza na realização de exame físico, a análise de dados visando ao diagnóstico, a proposição terapêutica e o estabelecimento do prognóstico. A obtenção da história clínica e a execução do exame físico, assim como a análise dos dados obtidos, requerem do examinador uma correlação e uma integração ampla de conhecimentos, tais como anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, fisiopatologia, patologia e outros. Aos estudantes da 1ª série do curso de medicina da ESCS são enfatizados os aspectos inerentes aos exames clínicos e complementares, essencialmente em relação às noções de normalidade. É inquestionável a importância de habilidades de comunicação e de atitudes éticas e humanistas para a formação do médico. No programa de HA são abordados temas que privilegiam os aspectos éticos, humanistas, psicossociais e culturais essenciais para a formação profissional em saúde. São desenvolvidas também, atividades voltadas ao aprendizado de fundamentos básicos da comunicação e relacionamento interpessoal, aspectos imprescindíveis à relação do médico com o paciente, familiares, colegas e comunidade. O profissionalismo médico compreende aspectos de conhecimento ético-legal, humanismo, responsabilidade e altruísmo. As atividades do Programa Educacional de HA buscam a maior integração possível com os módulos temáticos e com a unidade Interação Ensino-Serviço-Comunidade,com o intuito de aproximar temas, conteúdos e objetivos. Além disso, fortalecem o trabalho em pequenos grupos, buscam a diversificação dos cenários e privilegiam metodologias ativas de aprendizagem. Outros conteúdos também são abordados na unidade educacional de Habilidades e Atitudes da 1ª série como uma primeira aproximação com as medidas de Suporte Básico de Vida. |
Palabras clave : | Educação médica Aprendizagem basedada em problemas |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citación : | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Habilidades e atitudes: manual do docente . Brasília: FEPECS, 2024. 88 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI : | https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1381 |
Fecha de publicación : | 30-ene-2024 |
Aparece en las colecciones: | Módulos 2021 - 2025 |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Manual HA I 2024 DOCENTE - NORMALIZADO.pdf Restricted Access | MODULO_HA_docente | 2,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.