Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1381
Tipo: Módulo
Título: Habilidades e atitudes: 2024: manual do docente
Título(s) alternativo(s): HA: 2024: manual do docente
Autor(es): Escola Superior de Ciência da Saúde
Resumo: O Programa Educacional de Habilidades e Atitudes (HA) integra as áreas de Semiologia e Profissionalismo. Em conjunto, reveste-se de alta relevância dentro do currículo médico. O treinamento em Habilidades e Atitudes é realizado de forma longitudinal nos quatro primeiros anos. A semiologia envolve o domínio de técnicas de entrevista para obtenção de história clínica, a destreza na realização de exame físico, a análise de dados visando ao diagnóstico, a proposição terapêutica e o estabelecimento do prognóstico. A obtenção da história clínica e a execução do exame físico, assim como a análise dos dados obtidos, requerem do examinador uma correlação e uma integração ampla de conhecimentos, tais como anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, fisiopatologia, patologia e outros. Aos estudantes da 1ª série do curso de medicina da ESCS são enfatizados os aspectos inerentes aos exames clínicos e complementares, essencialmente em relação às noções de normalidade. É inquestionável a importância de habilidades de comunicação e de atitudes éticas e humanistas para a formação do médico. No programa de HA são abordados temas que privilegiam os aspectos éticos, humanistas, psicossociais e culturais essenciais para a formação profissional em saúde. São desenvolvidas também, atividades voltadas ao aprendizado de fundamentos básicos da comunicação e relacionamento interpessoal, aspectos imprescindíveis à relação do médico com o paciente, familiares, colegas e comunidade. O profissionalismo médico compreende aspectos de conhecimento ético-legal, humanismo, responsabilidade e altruísmo. As atividades do Programa Educacional de HA buscam a maior integração possível com os módulos temáticos e com a unidade Interação Ensino-Serviço-Comunidade,com o intuito de aproximar temas, conteúdos e objetivos. Além disso, fortalecem o trabalho em pequenos grupos, buscam a diversificação dos cenários e privilegiam metodologias ativas de aprendizagem. Outros conteúdos também são abordados na unidade educacional de Habilidades e Atitudes da 1ª série como uma primeira aproximação com as medidas de Suporte Básico de Vida.
Palavras-chave: Educação médica
Aprendizagem basedada em problemas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Habilidades e atitudes: manual do docente . Brasília: FEPECS, 2024. 88 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1381
Data do documento: 30-jan-2024
Aparece nas coleções:Módulos 2021 - 2025

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manual HA I 2024 DOCENTE - NORMALIZADO.pdf
  Restricted Access
MODULO_HA_docente2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.