Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1445
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Avaliação programática e a experiência de alunos e professores no ensino superior de enfermagem
metadata.dc.creator: Sena, Davih Batista Teles de
Silva, Mariane Lorenna
metadata.dc.contributor.advisor1: Neves, Rinaldo de Souza
metadata.dc.contributor.advisor2: Facioli, Adriano Machado
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Ângela Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Camilo, Luciano de Paula
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: descrever a percepção dos discentes e docentes sobre a avaliação programática, identificando fragilidades, pontos fortes e contribuições para o aprimoramento do processo avaliativo. Método: estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa, envolvendo 27 docentes e 73 discentes por meio de questionário estruturado e aplicado com a Escala de Likert e análise descritiva com distribuição de frequência. Resultados: obteve-se resultados positivos quanto ao conceito, clareza e objetivos educacionais, que estão alinhados aos instrumentos de avaliação; quanto aos princípios da avaliação contribuírem para a formação e desenvolvimento das competências profissionais dos estudantes por meio de feedback; e quanto a decisões sobre a avaliação facilitadas pela existência de múltiplos avaliadores e instrumentos. As áreas que precisam de aprimoramento incluem os escores, transparência e subjetividade das avaliações e a necessidade de uma avaliação informativa para aprimorar os métodos e o currículo. Conclusões: os resultados evidenciaram a relevância da avaliação programática, sugerindo que outras instituições de ensino implementem esse método avaliativo.
Abstract: Describe the perception of students and teachers about programmatic evaluation, identifying weaknesses, strengths and contributions to the improving of the evaluation process. As a method, a quantitative, descriptive and cross-sectional approach was adopted, involving 27 professors and 73 students through a structured questionnaire applied with the Likert Scale and descriptive analysis with frequency distribution. The analysis pointed to positive results regarding the concept, clarity and educational objectives, which are aligned with the evaluation instruments. The principles of assessment contribute to the formation and development of students' professional skills through feedback. Multiple instruments and evaluators facilitate decisions about evaluation. Areas that need improvement include the scores, transparency and subjectivity of assessments, and the need for informative assessment to improve methods and curriculum. The results showed the relevance of programmatic evaluation, suggesting that other educational institutions implement this evaluation method.
Keywords: Estudantes
Docente
Instituições acadêmicas
Educação
Enfermagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
metadata.dc.publisher.department: Coordenação do Curso de Enfermagem
Citation: SENA, D. B.T. ; SILVA, M. L. Avaliação programática e a experiência de alunos e professores no ensino superior de enfermagem. 2024. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (apresentado ao Curso de Graduação em Enfermagem), Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1445
Issue Date: 11-Dec-2024
Appears in Collections:TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_de_Davih_e_Marianne.pdfTCC_ENF_avaliacao_david_marianne719,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.