Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1445
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação programática e a experiência de alunos e professores no ensino superior de enfermagem |
Autor(es): | Sena, Davih Batista Teles de Silva, Mariane Lorenna |
Primeiro Orientador: | Neves, Rinaldo de Souza |
Segundo Orientador: | Facioli, Adriano Machado |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Ângela Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Camilo, Luciano de Paula |
Resumo: | Objetivo: descrever a percepção dos discentes e docentes sobre a avaliação programática, identificando fragilidades, pontos fortes e contribuições para o aprimoramento do processo avaliativo. Método: estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa, envolvendo 27 docentes e 73 discentes por meio de questionário estruturado e aplicado com a Escala de Likert e análise descritiva com distribuição de frequência. Resultados: obteve-se resultados positivos quanto ao conceito, clareza e objetivos educacionais, que estão alinhados aos instrumentos de avaliação; quanto aos princípios da avaliação contribuírem para a formação e desenvolvimento das competências profissionais dos estudantes por meio de feedback; e quanto a decisões sobre a avaliação facilitadas pela existência de múltiplos avaliadores e instrumentos. As áreas que precisam de aprimoramento incluem os escores, transparência e subjetividade das avaliações e a necessidade de uma avaliação informativa para aprimorar os métodos e o currículo. Conclusões: os resultados evidenciaram a relevância da avaliação programática, sugerindo que outras instituições de ensino implementem esse método avaliativo. |
Abstract: | Describe the perception of students and teachers about programmatic evaluation, identifying weaknesses, strengths and contributions to the improving of the evaluation process. As a method, a quantitative, descriptive and cross-sectional approach was adopted, involving 27 professors and 73 students through a structured questionnaire applied with the Likert Scale and descriptive analysis with frequency distribution. The analysis pointed to positive results regarding the concept, clarity and educational objectives, which are aligned with the evaluation instruments. The principles of assessment contribute to the formation and development of students' professional skills through feedback. Multiple instruments and evaluators facilitate decisions about evaluation. Areas that need improvement include the scores, transparency and subjectivity of assessments, and the need for informative assessment to improve methods and curriculum. The results showed the relevance of programmatic evaluation, suggesting that other educational institutions implement this evaluation method. |
Palavras-chave: | Estudantes Docente Instituições acadêmicas Educação Enfermagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Departamento: | Coordenação do Curso de Enfermagem |
Citação: | SENA, D. B.T. ; SILVA, M. L. Avaliação programática e a experiência de alunos e professores no ensino superior de enfermagem. 2024. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (apresentado ao Curso de Graduação em Enfermagem), Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1445 |
Data do documento: | 11-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_de_Davih_e_Marianne.pdf | TCC_ENF_avaliacao_david_marianne | 719,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.