Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Neves, Rinaldo de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0568217073992173pt_BR
dc.contributor.advisor2Facioli, Adriano Machado-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5926392808532192pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Ângela Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6421133707843302pt_BR
dc.contributor.referee2Camilo, Luciano de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9073807492225893pt_BR
dc.creatorSena, Davih Batista Teles de-
dc.creatorSilva, Mariane Lorenna-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6565689165774373pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/654620308758126pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-07T20:28:02Z-
dc.date.available2025-05-20-
dc.date.available2025-05-07T20:28:02Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.citationSENA, D. B.T. ; SILVA, M. L. Avaliação programática e a experiência de alunos e professores no ensino superior de enfermagem. 2024. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (apresentado ao Curso de Graduação em Enfermagem), Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1445-
dc.description.abstractDescribe the perception of students and teachers about programmatic evaluation, identifying weaknesses, strengths and contributions to the improving of the evaluation process. As a method, a quantitative, descriptive and cross-sectional approach was adopted, involving 27 professors and 73 students through a structured questionnaire applied with the Likert Scale and descriptive analysis with frequency distribution. The analysis pointed to positive results regarding the concept, clarity and educational objectives, which are aligned with the evaluation instruments. The principles of assessment contribute to the formation and development of students' professional skills through feedback. Multiple instruments and evaluators facilitate decisions about evaluation. Areas that need improvement include the scores, transparency and subjectivity of assessments, and the need for informative assessment to improve methods and curriculum. The results showed the relevance of programmatic evaluation, suggesting that other educational institutions implement this evaluation method.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: descrever a percepção dos discentes e docentes sobre a avaliação programática, identificando fragilidades, pontos fortes e contribuições para o aprimoramento do processo avaliativo. Método: estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa, envolvendo 27 docentes e 73 discentes por meio de questionário estruturado e aplicado com a Escala de Likert e análise descritiva com distribuição de frequência. Resultados: obteve-se resultados positivos quanto ao conceito, clareza e objetivos educacionais, que estão alinhados aos instrumentos de avaliação; quanto aos princípios da avaliação contribuírem para a formação e desenvolvimento das competências profissionais dos estudantes por meio de feedback; e quanto a decisões sobre a avaliação facilitadas pela existência de múltiplos avaliadores e instrumentos. As áreas que precisam de aprimoramento incluem os escores, transparência e subjetividade das avaliações e a necessidade de uma avaliação informativa para aprimorar os métodos e o currículo. Conclusões: os resultados evidenciaram a relevância da avaliação programática, sugerindo que outras instituições de ensino implementem esse método avaliativo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCoordenação do Curso de Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectInstituições acadêmicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleAvaliação programática e a experiência de alunos e professores no ensino superior de enfermagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.emaildavihsena@gmail.compt_BR
Aparece nas coleções:TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_de_Davih_e_Marianne.pdfTCC_ENF_avaliacao_david_marianne719,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.