Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1568
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Uso de projetos como orientador do processo de aprendizagem: percepção dos discentes de um curso técnico em saúde bucal |
metadata.dc.creator: | Azevedo, Luiz Guilherme Loivos Montandon, Fabiana Maria Rocha, Gislaine Ribeiro Marcon da Carneiro, Ana Maria de Oliveira Reis, Wagner Gomes Jacobson, Marcella Moreira |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem como objetivo relatar a percepção colhida dos estudantes de um curso técnico em saúde bucal de uma escola do SUS do Distrito Federal (Brasil), após a realização de um projeto de orientação do processo de aprendizagem. O projeto, que teve como objetivo a formação de multiplicadores em saúde bucal, exigiu que os estudantes fizessem o registro de todas as etapas cumpridas em instrumento digital (site e mídias sociais). Após a coleta de impressões com os alunos, permitiu-se avaliar que o trabalho se mostrou motivador e adequado na construção de conhecimentos contextualizados, além de permitir a consolidação e aquisição de conteúdos. Sendo assim, o uso do projetos foi um recurso pedagógico capaz de integrar o conhecimento dado ao longo do curso técnico, aprimorá-lo e ainda se mostrou eficiente no desenvolvimento do domínio afetivo, à medida que exigiu resiliência no trato interpessoal e estimulou a troca de visões de mundo oferecida por cada participante. |
Abstract: | The present work aims to report the perception collected from students of a technical course in oral health at a SUS school in the Federal District (Brazil), after carrying out a project to guide the learning process. The project, which aimed to train oral health multipliers, required students to record all the steps completed in a digital instrument (website and social media). After collecting impressions from the students, it was allowed to assess that the work proved to be motivating and adequate in the construction of contextualized knowledge, in addition to allowing the consolidation and acquisition of content. Thus, the use of projects was a pedagogical resource capable of integrating the knowledge given throughout the technical course, improving it and even proved efficient in the development of the affective domain, as it required resilience in the interpersonal relationship and stimulated the exchange of worldviews offered by each participant. |
Keywords: | Aprendizagem Educação profissional Ensino orientado ao projeto Escola Técnica de Saúde de Brasília - ETESB |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal |
metadata.dc.publisher.initials: | SEEDF |
Citation: | AZEVEDO, L. G. L. et al. Uso de projeto como orientador do processo de aprendizagem: percepção dos discentes de um curso técnico em saúde bucal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v.7, n.4, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/980/601. Acesso em: 02 out. 2025. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1568 |
Issue Date: | 4-Dec-2020 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
980-Texto do Trabalho-4397-2-10-20201210.pdf | ARTIGO_usodeumprojeto_luizguilherme | 949,4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.