Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1568
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uso de projetos como orientador do processo de aprendizagem: percepção dos discentes de um curso técnico em saúde bucal
Autor(es): Azevedo, Luiz Guilherme Loivos
Montandon, Fabiana Maria
Rocha, Gislaine Ribeiro Marcon da
Carneiro, Ana Maria de Oliveira
Reis, Wagner Gomes
Jacobson, Marcella Moreira
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar a percepção colhida dos estudantes de um curso técnico em saúde bucal de uma escola do SUS do Distrito Federal (Brasil), após a realização de um projeto de orientação do processo de aprendizagem. O projeto, que teve como objetivo a formação de multiplicadores em saúde bucal, exigiu que os estudantes fizessem o registro de todas as etapas cumpridas em instrumento digital (site e mídias sociais). Após a coleta de impressões com os alunos, permitiu-se avaliar que o trabalho se mostrou motivador e adequado na construção de conhecimentos contextualizados, além de permitir a consolidação e aquisição de conteúdos. Sendo assim, o uso do projetos foi um recurso pedagógico capaz de integrar o conhecimento dado ao longo do curso técnico, aprimorá-lo e ainda se mostrou eficiente no desenvolvimento do domínio afetivo, à medida que exigiu resiliência no trato interpessoal e estimulou a troca de visões de mundo oferecida por cada participante.
Abstract: The present work aims to report the perception collected from students of a technical course in oral health at a SUS school in the Federal District (Brazil), after carrying out a project to guide the learning process. The project, which aimed to train oral health multipliers, required students to record all the steps completed in a digital instrument (website and social media). After collecting impressions from the students, it was allowed to assess that the work proved to be motivating and adequate in the construction of contextualized knowledge, in addition to allowing the consolidation and acquisition of content. Thus, the use of projects was a pedagogical resource capable of integrating the knowledge given throughout the technical course, improving it and even proved efficient in the development of the affective domain, as it required resilience in the interpersonal relationship and stimulated the exchange of worldviews offered by each participant.
Palavras-chave: Aprendizagem
Educação profissional
Ensino orientado ao projeto
Escola Técnica de Saúde de Brasília - ETESB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Sigla da Instituição: SEEDF
Citação: AZEVEDO, L. G. L. et al. Uso de projeto como orientador do processo de aprendizagem: percepção dos discentes de um curso técnico em saúde bucal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v.7, n.4, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/980/601. Acesso em: 02 out. 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1568
Data do documento: 4-dez-2020
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
980-Texto do Trabalho-4397-2-10-20201210.pdfARTIGO_usodeumprojeto_luizguilherme949,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.