Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/513
Tipo: | Módulo |
Título: | Distúrbios sensoriais, motores e da consciência: módulo 402: manual do estudante |
Título(s) alternativo(s): | Módulo 402: distúrbios sensoriais, motores e da consciência: manual do estudante |
Autor(es): | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Resumo: | Muitas moléculas depois temos uma estrutura organizada; “uma bolha viva”. Esta bolha tem um meio interno, que com o passar do tempo modifica-se em relação ao caldo. Para manter esta modificação, esta bolha “aprende” e torna-se capaz de modificar sua permeabilidade; uma membrana. Novas modificações internas; e a membrana ao invaginar-se (ou endocitose) cria estruturas internas com funções específicas de manutenção deste meio interno. A principal estrutura guarda a capacidade de memória, um núcleo e seu DNA; uma célula. Duas células trocam seu DNA, suas experiências, “informações”. Suas descendentes ficam mais aptas, mais fortes. As células lançam prolongamentos, “aprendem” o movimento. Suas membranas a capacidade de sentir as alterações químicas a sua volta, a caça e a fuga. As células aprendem a viver em colônia; o tecido. Algumas se especializam em funções específicas; o órgão. Alguns órgãos e sistemas depois; o ser. Em sua superfície, algumas células especializadas são capazes de sentir alterações químicas e outras alterações físicas. Estas aprendem a transmitir informações para outras células que tem capacidade de movimento. Outras ainda são capazes de sentir alterações internas e reagir; o neurotransmissor. Perigo..., se estas células na superfície fossem destruídas, perdia-se a capacidade de reação; a morte. Assim para se proteger, estas células da superfície migraram para o interior do ser. Muita evolução depois; o cérebro. |
Palavras-chave: | Distúrbio sensorial Distúrbio motor Evolução celular Distúrbio de consciência |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Distúrbios sensoriais, motores e da consciência: módulo 402: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2010. 29 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/513 |
Data do documento: | fev-2010 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2006 - 2010 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mod_402_Estudante.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_disturbiossensoriaismotoresedeconsciencia | 76,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.