Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/939
metadata.dc.type: Módulo
Title: Interação ensino – serviços – comunidade III
Other Titles: IESC - interação ensino – serviços – comunidade III
metadata.dc.creator: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.description.resumo: Na Unidade Educacional Interação Ensino Serviço e Comunidade – IESC da 3ª série será proporcionado aos estudantes uma nova aproximação com a realidade de saúde da comunidade. As atividades serão desenvolvidas no cenário de ensino aprendizagem e serão organizadas em dois momentos. No primeiro, os estudantes estarão envolvidos com atividades de acolhimento e práticas educativas na unidade de saúde. Essas atividades estarão detalhadas no anexo X. No segundo momento os estudantes estarão envolvidos com as atividades próprias da metodologia da problematização, por meio do Arco de Maguerez. As abordagens no 3º ano estarão comprometidas não só com o levantamento dos problemas e teorização, mas especialmente com a etapa de intervenção do Arco de Maguerez. Esse momento de maior maturidade do estudante e de acúmulo de experiências e conhecimentos adquiridos em anos anteriores, representa uma oportunidade de desenvolvimento de competências atitudinais, de habilidades e cognitivas associadas à Metodologia da Problematização, baseada no Arco de Maguerez (Anexo III), na Metodologia Científica e nas atividades relacionadas à atenção ao usuário da unidade de saúde em colaboração com a equipe, tais como acolhimento e prática educativa. As atividades relacionadas ao processo da problematização, facilitada pelo Arco de Maguerez, poderá dar continuidade às propostas desenvolvidas nos anos anteriores da IESC, essa nova aproximação da comunidade tem como propósito instrumentalizar os estudantes para um aprofundamento e retomada de projetos de intervenção já desenvolvidos, tanto nos anos anteriores da turma atual (1º e 2º ano), assim como nos trabalhos desenvolvidos pelas turmas que passaram pelo 3º ano. Também é possível, na interação com o serviço e a comunidade, propor novos projetos. Todas as etapas do Arco de Maguerez devem ser desenvolvidas em conjunto com os estudantes, professor e servidores da unidade. Sempre que possível, deve-se envolver os membros da comunidade
Keywords: Educação médica
Aprendizagem baseada em problemas
Comunicação em medicina
Relação médico-paciente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino-serviços-comunidade III. Brasília: FEPECS, 2012. 35 p.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/939
Issue Date: 1-Feb-2012
Appears in Collections:Módulos 2011 - 2015

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IESC 3ª Série 2012.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_interacaoensinoservicocomunidade3504,36 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.