Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/939
metadata.dc.type: | Módulo |
Título : | Interação ensino – serviços – comunidade III |
Otros títulos : | IESC - interação ensino – serviços – comunidade III |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | Na Unidade Educacional Interação Ensino Serviço e Comunidade – IESC da 3ª série será proporcionado aos estudantes uma nova aproximação com a realidade de saúde da comunidade. As atividades serão desenvolvidas no cenário de ensino aprendizagem e serão organizadas em dois momentos. No primeiro, os estudantes estarão envolvidos com atividades de acolhimento e práticas educativas na unidade de saúde. Essas atividades estarão detalhadas no anexo X. No segundo momento os estudantes estarão envolvidos com as atividades próprias da metodologia da problematização, por meio do Arco de Maguerez. As abordagens no 3º ano estarão comprometidas não só com o levantamento dos problemas e teorização, mas especialmente com a etapa de intervenção do Arco de Maguerez. Esse momento de maior maturidade do estudante e de acúmulo de experiências e conhecimentos adquiridos em anos anteriores, representa uma oportunidade de desenvolvimento de competências atitudinais, de habilidades e cognitivas associadas à Metodologia da Problematização, baseada no Arco de Maguerez (Anexo III), na Metodologia Científica e nas atividades relacionadas à atenção ao usuário da unidade de saúde em colaboração com a equipe, tais como acolhimento e prática educativa. As atividades relacionadas ao processo da problematização, facilitada pelo Arco de Maguerez, poderá dar continuidade às propostas desenvolvidas nos anos anteriores da IESC, essa nova aproximação da comunidade tem como propósito instrumentalizar os estudantes para um aprofundamento e retomada de projetos de intervenção já desenvolvidos, tanto nos anos anteriores da turma atual (1º e 2º ano), assim como nos trabalhos desenvolvidos pelas turmas que passaram pelo 3º ano. Também é possível, na interação com o serviço e a comunidade, propor novos projetos. Todas as etapas do Arco de Maguerez devem ser desenvolvidas em conjunto com os estudantes, professor e servidores da unidade. Sempre que possível, deve-se envolver os membros da comunidade |
Palabras clave : | Educação médica Aprendizagem baseada em problemas Comunicação em medicina Relação médico-paciente |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citación : | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino-serviços-comunidade III. Brasília: FEPECS, 2012. 35 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI : | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/939 |
Fecha de publicación : | 1-feb-2012 |
Aparece en las colecciones: | Módulos 2011 - 2015 |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
IESC 3ª Série 2012.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_interacaoensinoservicocomunidade3 | 504,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.