Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1224
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Clima educacional durante o ensino remoto emergencial na pandemia de COVID-19: percepções dos estudantes |
Título(s) alternativo(s): | Educational climate during the emergency remote teaching in the COVID-19 pandemic: students’ perception |
Autor(es): | Stevanato, Angelo de Medeiros Fernandes, Vitória de Lima Lopes, Derek Chaves Silva, Paulo Roberto |
Resumo: | Objetivo: analisar as percepções de estudantes do 1º ao 4º ano do curso de medicina de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública brasileira sobre o clima educacional durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) imposto pela pandemia de COVID-19. Método: foram realizados 6 grupos focais com 35 estudantes, entre os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021, os quais foram gravados e transcritos, com posterior análise de discurso. Resultados: os estudantes trouxeram visões majoritariamente negativas, destacando problemas nos três domínios que compõem um clima educacional: relacionamentos, orientação a objetivos e organização / regulação. Abordaram com frequência as repercussões da pandemia sobre a saúde mental dos estudantes e os efeitos no aprendizado. Conclusão: os estudantes perceberam diversos aspectos negativos no clima educacional da sua instituição no período de ERE. |
Abstract: | Objective: To analyze the perceptions of students from the 1st to the 4th year of the medical course at a public Brazilian Higher Education Institution (IES) regarding the educational climate of their college during the period of Emergency Remote Teaching imposed by the COVID-19 pandemic. Method: Six focus groups were conducted with 35 students between December 2020 and January 2021. These sessions were recorded, transcribed, and subsequently subjected to discourse analysis. Results:The students expressed predominantly negative views, highlighting issues in the three domains that constitute aneducational climate: relationships, goal orientation, and organization/regulation. They frequently addressed the repercussions of the pandemic on students' mental health and how it affected their learning experience.Conclusion:The students identified various negativeaspects in the educational climate of their institution during the period of Emergency Remote Teaching (ERT). |
Palavras-chave: | Educação médica Educação à distância Covid-19 Grupos focais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | STEVANATO, A. M. Clima educacional durante o ensino remoto emergencial na pandemia de COVID-19: : percepções dos estudantes. Comunicação em Ciências da Saúde, [S. l.], v. 33, n. 04, 2023. DOI: 10.51723/ccs.v33i04.1127. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1127. Acesso em: 9 ago. 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | DOI: https://doi.org/10.51723/ccs.v33i04.1127 |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1224 |
Data do documento: | 21-ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF+-+Arquivo+Temporário1127.pdf | ARTIGO_CCS_climaeducacionaoduranteoensinoremotoemergencial | 453,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.