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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/474
Tipo: | Módulo |
Título: | Interação ensino – serviços – comunidade III |
Título(s) alternativo(s): | IESC - interação ensino – serviços – comunidade III |
Autor(es): | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Resumo: | Na Unidade Educacional Interação Ensino-Serviços-Comunidade – IESC da 3ª série será proporcionado aos estudantes uma nova reaproximação com a realidade de saúde da comunidade. Essa aproximação tem como propósito instrumentalizar os estudantes para um exame das condições de saúde da população local, compreender como os aspectos individuais e coletivos concorrem para a determinação das condições de saúde/doença, levantar junto à comunidade e ao serviço os problemas e estratégias de solução. Nesse percurso utilizaremos a metodologia da problematização, desenvolvendo etapas que seguem uma sequência flexível com forma de arco – denominado de Método do Arco, idealizado por Charles Maguerez (Anexo I). A primeira etapa é constituída dos seguintes passos: 1) exame dos relatórios da turma anterior, desde o diagnóstico até o trabalho final, incluindo a intervenção, 2) leitura dos portifólios dos estudantes, sobre as atividades realizadas na área de abrangência nas séries anteriores – 1º e 2º série, 3) construção de um roteiro do grupo sobre as lacunas de conhecimento da realidade local ainda não respondidos pelos documentos acima, 4) aplicação do roteiro. A segunda etapa caracteriza-se pela identificação de problemas de saúde e dos postos-chaves junto ao Centro de Saúde e/ou sua área de abrangência. Os pontos chaves são elementos que se associam ao problema que se pretende estudar. A terceira etapa é a teorização, quando então, os estudantes farão uma proposta de investigação científica. Na quarta etapa ocorre a elaboração das hipóteses de solução do problema identificado e, na última, o retorno à realidade quando os estudantes poderão aplicar as estratégias elaboradas na etapa anterior. |
Palavras-chave: | Educação médica Aprendizagem baseada em problemas Relação médico-paciente Comunicação em medicina |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino-serviços-comunidade III. Brasília: FEPECS, 2009. 19 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/474 |
Data do documento: | jan-2009 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2006 - 2010 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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