Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/prefix/146
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Formação pedagógica de professores de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogical training of undergraduate nursing teachers: integrative literature review |
Autor(es): | Menezes, Kátia Rodrigues Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi |
Resumo: | Objetivo: Descrever como ocorre o processo da formação pedagógica de professores que atuam nos cursos de graduação em enfermagem. Método: Revisão integrativa da literatura no período de 2005 a 2016, seguindo o modelo PVO (Participantes, Variáveis e Outcomes - desfechos). A busca aconteceu na Biblioteca Virtual de Saúde nas bases de dados: LILACS, MEDLINE e BDENF utilizando os descritores “Docente”, “Enfermagem” e “Capacitação” e a palavra chave “Formação”. Resultados: Foram selecionados 31 artigos, predominantemente escritos em inglês (93,5%), 6,5% escritos em português e nenhum em espanhol. Quanto à modalidade de formação, 74,2% (n= 23) abordavam a formação em serviço dos docentes; 22,58% (n= 07) tratavam da formação inicial e 3,22% (n= 01) referia‑se às duas modalidades. Conclusão: A formação em serviço se destaca utilizando estratégias que podem se tornar eficazes na medida em que se desenvolvem no mundo do trabalho, podendo gerar aprendizagem significativa e reflexão sobre a práxis docente. |
Abstract: | Objective: To describe how the process of pedagogical training of teachers working in undergraduate nursing courses occurs. Method: Integrative literature review from 2005 to 2016, following the PVO model (Participants, Variables and Outcomes ‑ outcomes). The search took place in the Virtual Health Library in databases: LILACS, MEDLINE and BDENF using the keywords “Teacher”, “Nursing” and “Training” and the key word “Training”. Results: 31 articles were selected, predominantly written in English (93.5%), 6.5% written in Portuguese and none in Spanish. Regarding the training modality, 74.2% (n = 23) addressed the in‑service training of teachers; 22.58% (n = 07) treated the initial training and 3.22% (n = 01) referred to the two modalities.Conclusion: The in‑service training stands using strategies that can become effective to the extent that they develop in the workplace and can generate meaningful learning and reflection on teaching practice. |
Palavras-chave: | Enfermagem Docentes de enfermagem Educação Educação continuada em enfermagem Capacitação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | MENEZES, K. R.; NOVAES, M. R. C. G. Formação pedagógica de professores de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Comunicação em Ciências da Saúde, [S. l.], v. 29, n. 04, 2019. DOI: 10.51723/ccs.v29i04.336. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/336. Acesso em: 7 ago. 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | DOI: https://doi.org/10.51723/ccs.v29i04.336 |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/146 |
Data do documento: | 24-jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
336-Texto do artigo (sem nome dos autores e vinculação institucional)-1693-1-10-20191223.pdf | ARTIGO_formacaopedagogica | 361,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.